Missão Suíça a sul de Lourenço Marques - estação de Matutuine (5/5)

Finalisando esta série sobre as habitações, instalações, pessoas e a vida da antiga Missão Suíça a sul de Lourenço Marques, actual Maputo.
Matutuine é o distrito, concelho em tempos provinciais portugueses, mais ao sul de Moçambique e que tem sede na Bela Vista. Esteve aí localizada uma das estações da Missão Suíça e da qual temos algumas fotos reproduzidas do site da USC onde aparece referenciado com a grafia Matutwini. 
Primeiro a casa dos missionários - com um anexo ao lado - vista de dois lados opostos:


FOTO 1
Mission_house_Matutwini_Mozambique_ca_1896-1911 - vista de um lado
FOTO 2
Mission_house_Matutwini_Mozambique_ca_1896-1911 - vista do lado oposto ao de cima
Na foto seguinte consegue-se perceber que nas FOTOS 1 e 2 deviam ver-se as fachadas laterais. Por isso olhando para uma esquina da casa ao centro esquerda da FOTO 3:


FOTO 3
â esquerda da esquina: presumo que fachada principal, devido à escadaria
à direita dessa esquina: fachada da FOTO 1
à direita da casa, nas traseiras: anexo como se via na FOTO 1
Na FOTO 4 em baixo a casa estava a ser ampliada para a esquerda da esquina que se via na FOTO 1, quer dizer do lado onde estava a escadaria. Dá-me ideia que esta iria ficar como estava antes da ampliação (de facto passaria a estar mais recuada em relação à frente da casa do lado direito) mas ...  


FOTO 4
Mission_house_Matutwini_Mozambique_ca_1896-1911
 - sempre a mesma legenda apesar das modificações da casa
Na FOTO 5 seguinte via-se que a ampliação em curso na FOTO 4 estava já terminada. Vê-se aí que o depósito de água que aí estava na esquina à frente / à direita da casa, com a ampliação passou a estar a meio da profundidade da casa. Na FOTO 5 continua a ver-se e como na FOTOS 1, 3 e 4 o anexo à direita, quer dizer nas traseiras se considerarmos que as escadas estão na frente.. 

FOTO 5
Mission_house_Matutwini_Mozambique_ca_1896-1911 - ainda
A última foto deste artigo é duma visita das autoridades portuguesas à estação missionária de Matutuine entre 1896 e 1911

FOTO 6
No lado da casa que se via na FOTO 2 com um corpo saído à direita.
A frente da casa estava por isso para a direita.
Não se consegue ver bem se a FOTO 6 é de antes ou depois da ampliação porque os lados onde ela foi feita não se vêm aqui (seria para trás e para a direita desta foto). 
Se como comentei anteriormente o mapa de baixo, onde as estações da Missão Suíça a sul do Save aparecem sublinhadas a castanho, tivesse sido providenciado na net com alguma resolução, o esforço que alguém fez há uns 100 anos para espalhar o conhecimento serviria agora para alguma coisa. Assim só serve para se tentar adivinhar o que lá está e onde seria esta estação de Matutuíne:
Vermelho: como disse parece-me a posição de Tembé
Roxo: talvez seja Bela Vista, fica na margem esquerda do Rio Maputo
Azul: como fica perto da possível Bela Vista é capaz de ser Matutuine mas ...
A Missão Suíça deu ainda no tempo português origem à Igreja Presbiteriana de Moçambique e presumo que alguns dos locais que temos visto no antigo distrito de Lourenço Marques nomeadamente a sul da cidade de Lourenço Marques, actual Maputo apesar dos percalços revolucionários continuem a pertencer à igreja, embora eu não tenha feito essa pesquisa. Esta zona foi muito afectada pela guerra civil que se seguiu à independência de Moçambique. Por isso não faço ideia de que património histórico relacionado com a Missão existirá ainda (mas não serão estas casas que eram de madeira e zinco e que presumo nos anos 20/30 terão sido substituídas por outras de alvenaria). Como constatámos antes um edifício dos mais antigos da sede da missão em Khovo (ver aqui a conclusão nas FOTOS 7 e 8) e que tinha subsistido cerca de 100 anos e era por isso património nacional protegido foi destruído há pouco tempo, por isso ...
Finalizámos aqui esta série com base no que a Missão Suíça agora DM Exhange et Missions foi registando a partir do final do século XIX (19) que me parece útil porque dado o âmbito alargado das fotos podemos ver a infraestrutura desta congregação e ter melhor ideia da vida dos seus missionários. A partir daí podemos imaginar como seria a doutros europeus de classe social equivalente pois, como dissemos ao início, em relação a eles há muito pouca informação fotográfica. Sobre as populações locais vimos aqui um pouco também mas no site da USC aparecem mais fotos que não seleccionei para aqui.

Comentários