Volkmar K. Wentzel da National Geographic em Moçambique em 1962-1964

A conceituada revista norte americana National Geographic (NG) publicou em Agosto de 1964 uma reportagem sobre Moçambique por Volkmar K. Wentzel (VKW) que assinou como jornalista da escrita e como repórter fotográfico. VKW (1915 - 2006) foi dos maiores nomes da revista e há uma sua biografia muito desenvolvida na Wikipedia e onde essa reportagem é destacada como um dos trabalhos mais notáveis. A parte da revista NG relativa a Moçambique está disponível no site (lento) Memória de África num achado de Paulo Oliveira do FB Malhangalene. E temos ainda aqui um artigo da revista NG sobre o seu antigo colaborador.
Parte das fotos de VKW que apareceram no artigo da NG estão à venda na Getty Images - aqui as de Moçambique incluindo uma dele próprio. Algumas aparecem aí como sendo do ano de 1962 o que significaria uns dois anos entre sua captura e a publicação na revista, o que me parece demora exagerada e deduzo que pode haver erro nessas datas. Sem mais dados para verificar temos de considerar que as fotos, mesmo as precisamente datadas na Getty, serão realmente de entre 1962 e 1964.
Quanto ao contexto histórico, a reportagem fala da possibilidade de reflexos em Moçambique - na altura província ultramarina portuguesa - das novas independências africanas e da formação da Frelimo na Tanzânia que aconteceu em Junho de 1962 (página 203). As datas de escrita do texto do artigo não são claras e VKW observava, cautelosamente, que a calma reinante em todo o Moçambique podia ser aparente e noto que foi precisamente no mês seguinte ao da reportagem ter sido publicada que começou no norte de Moçambique e que ele tinha visitado a guerrilha contra o domínio português.
Selecciono primeiro duas fotos da NG (Getty) relativas a Lourenço Marques (LM), actual Maputo. Primeiro uma brilhante vista do porto, da Baixa e da alta da cidade de cimento para nordeste: 
Aerial view of freighter-filled harbor and modern port city

Há uma foto desta reportagem que já conhecemos daqui com o arquitecto Pancho Guedes (PG) no seu estúdio supostamente em 1964. Temos agora uma foto do dilecto discípulo artístico de PG e depois amigo para a vida Malangatana a pintar.

Artist Malangatana Ngwenya paints a mural, 1962
(cujo tema é em parte explicado na página 212 da revista)

Mais informação sobre a foto na Getty é: MOZAMBIQUE - FEBRUARY 02: Artist Malangatana Ngwenya paints a mural depicting African and European cultural strife, Lourenco Marques, Mozambique, 1962.
VKW esforçadamente tentou percorrer muito de Moçambique deslocando-se para lugares recônditos por meios pouco convencionais e tentanto observar tipos diferentes de população mas óbviamente procurando artes, usos e costumes e personagens "coloridas" quanto baste (no sentido das suas actividades e pigmentação cutânea) para interessarem ao leitor burguês típico da revista ávido de exotismo. 
Neste caso damos um salto para fora de LM onde VKW mostra uma das novas escolas projectadas pelo gabinete de Fernando Mesquita da Obras Públicas e que eram similares à Joaquim de Araújo, actual Estrela Vermelha de Maputo. Estamos então em Nampula, uma cidade em desenvolvimento no norte de Moçambique entre 1962 e 1964:
Estudantes de escola secundária de Nampula 
no recreio durante um intervalo (texto na página 126 da NG)

A legenda da Getty e o texto da revista deixa um pouco de dúvida se se trata dum liceu clássico ou duma escola técnica mas os pavilhões ao fundo à esquerda com telhado em dente de serra eram de salas de ensino profissional. Podemos confirmá-lo pelo estupendo trabalho de Zara Ferreira (carregar aqui a dissertação de mestrado) que a mostra na página 110.
Escola de cima na dissertação de Zara Ferreira 
e que tinha poucos anos quando VKF o fotografou

É claro que menções no texto e fotos na reportagem da NG como as dos estudantes de cima, as do desenvolvimento do vale do Limpopo com integração de emigrantes europeus e de população local e algumas outras sobre trabalho educativo e social eram "ouro sobre azul" para a defesa da política portuguesa em África (... que representavam o início duma nova era, etc ...) e Volkmar K. Wenzel que fez trabalhos do mesmo tipo em Angola e no Portugal Europeu foi condecorado pelo governo português da altura. Todavia é sobre a foto dos estudantes que na página 226 da revista VKW deixa a crítica mais declarada à administração portuguesa na reportagem escrevendo que "apesar das novas escolas menos de um africano em cada dez sabia ler ou escrever".
De volta à grande cidade de LM e à celebrada "atmosfera" do Hotel Polana, requintada e livre de preocupações, uma imagem da digitalização da revista:
Camarões gigantes, relvado, piscina e o azul da baía ao fundo
 (e uma certa hierarquia racial)

E Volkmar K. Wentzel sábiamente escrevia no final da reportagem da NG:
Epílogo da reportagem sobre a "Terra da Boa Gente", 
epípeto de Inhambane estendido a todo o Moçambique

Como viveu até 2006 VKW teve mais que tempo para apreciar o que se passou em Moçambique depois de 1964 mas ficámos aqui sem saber que conclusões retirou disso.
Num "especulativo" desvio do HoM ao assunto principal da revista NG, a proximidade do contacto de VKW com Pancho Guedes (e a foto com Malangatana terá sido a partir daí) parece evidente e seria fácil de entender dadas as personalidades irreverentes, o pendor artístico e a vivência internacional de ambos. Ora VKW faz referência elogiosa (um tanto exageradamente IMHO) nas páginas 199 e 200 da revista ao trabalho de PG mas não mostra nenhuma foto dos seus projectos o que parece contraditório mas pode ter tido a ver com problemas de espaço e paginação do artigo, critérios e decisões do chefe de redação, etc. Sendo natural que VKW tenha fotografado projectos de PG em LM (fotografou alguns do mesmo tipo em Luanda por exemplo) questiono-me se as fotos holywoodescas que nos chegaram de alguns e só de alguns deles não terão sido feitas por ele durante a sua visita e oferecidas depois a PG. Três desses possíveis casos mas ficamos sem resposta:
Pancho Guedes works on the lens of Volkmar K. Wentzel? 
Who Knows? (and Who Cares?)

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