Jardim botânico, actual Tunduru: fotos de 1969 e os candeeiros (23/)

Já falámos aqui do blog do artista plástico americano Lowell Boileau (ver também o seu Facebook e trabalhos web aqui) que em 1969 esteve na Suazilândia e passou férias em Lourenço Marques (LM), actual Maputo. 
Assim com a devida vénia primeiro duas fotos de Lowell Boileau resultantes dessa visita à cidade que incluiu um psseio pelo jardim botânico Vasco da Gama, actual Tunduru.
Canteiro de grandes cactos 
A foto de cima parece estar do lado a poente do quarteirão visto o terreno parecer descer para a esquerda e ver-se o muro do jardim. Se fosse o caso a via que passa ao fundo podia ser a Av. D. Luis, actual Samora ou a pequena Rua Henrique de Sousa.

Jardim com palmeiras e candeeiros
Via-se que o pavimento, particularmente nesta segunda foto, não estava "resplandescente de novo". Sabe-se que cerca de 1900 tinha sido macadamizado quer dizer feito um leito de pedra e coberto por asfalto mas aqui estava acastanhado e por esses tempos nao me parecia existir asfalto de cor. Por isso talvez esta parte pelo menos tivesse sido recoberta por betão com pigmento.
Não dá para ter a certeza se é do mesmo tipo da foto de cima mas a seguir temos uma foto de um candeeiro do jardim de há alguns anos e com um pormenor interessante no interior.
Candeeiro antigo do jardim - foto carregada da net
Penso que na foto seguinte da praceta frente à entrada principal do jardim nos anos 50/60 se via um destes candeeiros, o que significa que extravasavam do jardim para a zona circundante: 
Candeeiro junto ao monumento a Carmona com o jardim para o fundo e para a esquerda
Este candeeiro estava no passeio da praceta para a Av. D. Luis, antiga Aguiar e actual Samora, uns quarenta metros a poente da entrada principal do jardim que se via à esquerda.
Depois da reabilitação o jardim continua a ter esse tipo de candeeiros como podemos ver nas duas fotos recentes seguintes do site MOZLIFE.

A coluna metálica foi mantida e a parte translúcida
 pelo menos não é muito diferente da original

Comentários