Esta pérgola do jardim botânico de Maputo, antiga Lourenço Marques deve ser posterior a 1929 porque não foi fotografada por Santos Rufino. Mais para trás no tempo também não aparecia desenhada no suposto plano de Thomas Honey para o jardim de 1910 mostrado aqui. Mas será posterior a 1946 pois aparece desenhada na planta desse ano como veremos em baixo.
Esta pérgola foi instalada sobre a parte mais alta do muro de suporte entre a plataforma superior = norte do jardim onde fica a entrada pela Rua da Radio e a sua plataforma intermédia desenvolvida por Honey a partir de 1906 e onde estão os elementos mais centrais e característicos como a entrada principal e o coreto.
FOTO 1
Vista da pérgola grande com colunas de pedra para nascente. À direita um salto do pavimento para o relvado. |
Mostrando-se a zona na planta do Jardim Vasco da Gama, 1946, CEDH-FAPF adaptada da tese de doutoramento de Lisandra Franco de Alameida com a devida vénia.
Planta de 1946 com marcas
Na FOTO 2, anterior à reabilitação, podemos ver a transição entre a plataforma intermédia e a superior formada por terreno em declive mais um pequeno muro de suporte para a pérgola grande. Vemos aqui a escadaria que fica à esquerda = oeste/noroeste da pérgola grande.
FOTO 2
Pérgola grande vista a partir da escadaria da esquerda e para a direita, lado para onde fica o clube de ténis |
A FOTO 3 é de depois da reabilitação e penso que foi tirada também do caminho que conduz à escadaria da foto anterior:
FOTO 3
Pavimento da pérgola grande acima da plataforma intermédia vendo-se o muro de suporte do clube de ténis mais alto ao fundo |
FOTO 4
Extremo a nascente da pérgola grande |
A FOTO 4 é do site Mozlife (página dedicada ao jardim aqui) e tinhamo-la já visto neste artigo no qual a sua FOTO 2 mostra outra escadaria e suponho também esta pérgola grande ao fundo e a nível mais elevado. Na FOTO 4 vê-se o muro de suporte dos campos de ténis passando entre ele e a pérgola grande um dos caminhos que atravessa o jardim de norte a sul do lado nascente.
Finalmente uma foto do site bigslam de reportagem de 2017 reproduzida com a devida vénia e localizada a partir do muro suporte do clube de ténis. É única neste artigo tirada da plataforma superior do jardim e em local e direcção que corresponde ao caminho marcado com a seta preta no plano de 1946.
Comentários