Mais vistas de prédios de Carlos Gil que reproduzo com a devida vénia do grupo de FB Kanimambo LM.
Começamos com uma foto que mostra à esquerda a loja de telhado de ferro zincado que vimos neste artigo. Pode parecer o contrário para quem não conheça a cidade de Maputo, antiga Lourenço Marques, e já alertei para que as fotos podem enganar, mas para a frente na foto temos uma avenida a descer para o fundo e com o declive acentuando-se antes de chegar à zona baixa da cidade quase ao nível do estuário.
FOTO 1
na transversal: Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane na vertical: Av. Paiva Manso, actual Magaia descendo para a Baixa da cidade a sul com o cruzamento da Afonso de Albuquerque, actual Touré a seguir |
A partir da posição da FOTO 1 mas andando dois quarteirões em direcção ao bairro da Polana = leste, na FOTO 2 estaríamos a ver a Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane - que passava na transversal na FOTO 1 - perto do cruzamento com a Av. Manuel de Arriaga, actual Marx e em foto semelhante â que vimos aqui (segunda).
FOTO 2
Prédio da ferrageira, Hotel Universo, Av. Manuel de Arriaga e garagem RONIL com reclame da Leyland no topo (prédio Rocha Martins 1) |
Mudando agora do bairro Central para a Ponta Vermelha, temos na FOTO 3 uma vista semelhante à da segunda do artigo sobre Marques Valentim. Parece-me que a grande diferença será esta FOTO 3 não mostrar as Torres Vermelhas mas não estou certo que elas não existissem ainda pois podiam estar para a direita do campo de visão. Por outro lado como só foram construídas a partir do início dos anos 70 esta FOTO 3 podia bem ser anterior.
FOTO 3
Vista da Ponta Vermelha para o estuário e Catembe com o quarteirão do Governo-Geral ao centro |
Comentários