Caminho da Ponta Vermelha para a Praia da Polana pela barreira

Desdobramento de artigo anterior com nova foto do site de venda de curiosidades delcampe.net
Posteriormente ao caminho da barreira da Maxaquene foi aberto um caminho neste caso na barreira da Polana, ligando ao alto a face da Ponta Vermelha virada para a baía e em baixo a praia original da Polana. 
Caminho em rampa para a praia da Polana estendendo-se para norte 
Um tanto recuado da praia protegida por rede do recinto de banhos e com arvoredo por trás via-se a parte central do Pavilhão de Chá com prisma quadrangular no topo. Ao fundo via-se a estrada do Caracol a virar à esquerda na primeira curva depois da rampa inicial. Como havia muitos carros estacionados a sul = lado de cá do Pavilhão de Chá já devia existir ligação por estrada para a Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo passando pela base da Ponta Vermelha.

Pode ver-se a posição desse caminho relativamente ao Clube Naval numa foto de 1948 com vista para a barreira da Polana (foto da baía para poente = oeste). 
Roxo: caminho na barreira da Polana passando ao lado do Clube Naval.
No alto da falésia o miradouro da Polana na parte mais a sul
Agora a conhecida foto de Carlos Alberto Vieira deste caminho ainda com o Pavilhão de Chá da praia da Polana e mais próximo. Pelos automóveis deve ser do final dos anos 50 ou início dos anos 60.
Rampa descendo da Ponta Vermelha para a praia da Polana 
ao lado da marginal e do Clube Naval. 
Na barreira da Polana houve outros acessos que com o tempo entraram em desuso ou ficaram obstruidos, mas acho que ainda é possivel adivinhar-se pela vegetação onde estão ou estiveram. 
Branco: posição do antigo Pavilhão de Chá
 Laranja: presumíveis eixos das escadas, ver exemplo na foto em baixo
Amarelo: eixo da rampa das primeiras fotos, não sei se está activo ainda ou não




Uma das escada de descida do Miradouro da Polana há tempos.
Delapidada ou mesmo obstruída.

Comentários