Vamos aqui ver fotos de diversas origens. As primeiras e as últimas são de Harrison Forman e reproduzidas do site da Universidade de Wisconsin Milwaukee (UW-M) fazendo parte do arquivo da American Geographical Society Library (a terceira das FOTOS 1 está erradamente classificada como sendo de Angola - aqui).
Trataremos aqui do Liceu Nacional Salazar inaugurado em 1952 e mais específicamente da estátua do na altura primeiro-ministro de Portugal António de Oliveira Salazar esculpida por Francisco Franco. Falámos do liceu, actual Escola Secundária Josina em diversos artigos e esta estátua estava frente ao monumental pórtico de entrada de que se observa a parte inferior na FOTO 2 em baixo.
Trataremos aqui do Liceu Nacional Salazar inaugurado em 1952 e mais específicamente da estátua do na altura primeiro-ministro de Portugal António de Oliveira Salazar esculpida por Francisco Franco. Falámos do liceu, actual Escola Secundária Josina em diversos artigos e esta estátua estava frente ao monumental pórtico de entrada de que se observa a parte inferior na FOTO 2 em baixo.
FOTOS 1
Pormenor e vista completa da estátua em pedra no início de 1961 |
Agora foto do FB de Alex do Rosario (que diz que a estátua original era em cimento) com a devida vénia:
FOTO 2
Em 1964 a estátua tinha sido substituida por uma de bronze |
Estas duas fotos mostram a mudança da estátua entre 1961 e 1964 dado que a cabeça da original foi dinamitada por oposicionistas locais e as autoridades resolveram fazer uma segunda versão mais resistente. Para além do material da estátua parece-me que há também diferença na sua base que inícialmente tinha dois degraus e depois passou a ter um só e de ângulos arredondados (presumo que tenha sido também danificada).
Agora duas fotos do FB de Tona Melo com a devida vénia mostrando a segunda estátua em bronze e segundo a sua informação em 1969:
FOTOS 3 e 4
Estátua de bronze com placa comemorativa de 1958 no pedestal |
Diz a wikipedia que foi em 1928 que Salazar entrou a sério para o cargo de Ministro das Finanças de Portugal e é a esse ano que a placa diz respeito. Note-se que em 1926 Salazar tinha já entrado para o governo mas tinha-se demitido passados poucos dias.
Neste artigo mostra-se o descerramento em 1953 duma lápide que comemorava de 25 anos da sua nomeação como presidente do conselho de ministros de Portugal que teria então acontecido cerca de 1928. Mas parece que há aí alguma coisa mal porque Salazar só foi primeiro ministro em 1932 (sob o título presidente do ministério) ou em 1933 (presidente do conselho).
Segue-se uma vista do pátio da frente do liceu mais ou menos para poente e com a estátua em frente ao pórtico de entrada que estaria mais para a direita:
FOTO 5 (oldtimes)
Salazar virado para a entrada à esquerda, lado do Parque Silva Pereira |
A segunda estátua em bronze que chegou ao 25 de Abril, revolução anti-salazarista, foi depois retirada e está agora armazenada na Biblioteca Nacional de Moçambique na Baixa de Maputo e penso que tal como a primeira representava-o com a veste de lente ou professor catedrático da Universidade de Coimbra.
FOTO 6 (TVI 24)
Estátua de Salazar com o pormenor de estar agora virada para a parede |
Completando a visita ao antigo liceu com mais duas fotos de Forman de 1961 mostrando noutra direcção o grande pátio de entrada onde estava colocada a estátua:
FOTO 7
Pátio para a direita da FOTO 1 iluminado pelo sol de meio da tarde |
Olhando com atenção nas FOTOS 1 e 7 vê-se o Museu Álvaro de Castro, actual de História Natural ao fundo. Tal não sucede na FOTO 8 porque ela foi tirada no sentido oposto, olhando-se para poente:
FOTO 8
Pátio de entrada e no seu limite a poente = oeste um corpo lateral de ligação |
O corpo lateral do edifício que se vê na FOTO 8 é o mesmo que se via ao fundo da FOTO 5 e é o oposto ao da FOTO 7. A zona do pátio na sombra que aparece na FOTO 8 é a que se via na FOTO 1 por trás da estátua o que se confirmará pela árvore conífera.
Mais informação sobre o edifício do liceu no HPIP.
Comentários