Martha da Cruz & Tavares - garagens na Av. da República (4/4)

Continuamos a ver as instalações da firma Martha da Cruz e Tavares (MC & T) no centro da Baixa, o que as rodeava e as actividades que por aí se realizavam. 
Começamos com a foto de Lu Shih Tung de cerca de 1955 mostrando a Av. da República de Lourenço Marques, actual 25 de Setembro de Maputo e à sua direita o lado sudeste do quarteirâo onde a MC & T estava localizado.

FOTO 1
Cinzento: Av. da República, actual 25 de Setembro na Baixa
Verde claro: fachada a sul do Prédio Pott / Avenida Buildings
Rosa: pequena loja com frente em "V" invertido que fazia parte 
do edifício da Garagem SIMAL, antiga Auto Motor
Roxo: entrada da Garagem SIMAL
Laranja: pequena loja simétrica à "rosa" mas do lado oposto da Garagem SIMAL
Amarelo: loja de tecidos e modas do MC & T
Azul: edifício com entrada pela avenida
Vemos que o edifício da marca azul tinha uma entrada larga e aberta e nos artigos anteriores tinhamos visto que era um grande armazém. No artigo sobre o prédio de três pisos que lhe ficava para oeste (o dos beirais) e existe ainda via-se por exemplo na terceira foto como era esse edifício, de facto com um grande entrada mas aí provávelmente com o desenho da fachada já muito modificado. 
O facto desse esse edifício ter sido demolido ao mesmo tempo que a loja de tecidos e modas do MC & T reforça a ideia  de que devia pertencer à mesma propriedade e já vimos no artigo anterior que na planta cadastral era assim indicado. Sabemos também que a firma MC & T tinha sido representante de pelo menos duas marcas de automóveis e por isso precisaria duma garagem para os vender e reparar. Como a Auto Motor / Garagem Simal era propriedade dum família diferente (a Machiné) então seria lógico que a concessão da MC & T funcionasse no edifício da marca azul que como vimos parecia apropriado para tal.
Num artigo sobre a visita do General Carmona em 1939 pode-se ver muitas fotos desta secção da Avenida da República, actual 25 de Setembro e recordaremos esta com o edifício "azul" que ficava para oeste do MC & T e as coisas não são simples.

FOTO 2
"Internacional Garage" de "?? e Irmão"

A garagem "azul" em 1939 era então a Internacional Garage e em baixo aparece só "irmão". Como a MC & T a partir de certa altura passou a ser de três irmãos Tavares se fosse deles devia aparecer o "nome do fundador" e depois "irmãos" por isso ...
Haver duas garagens tão próximas de cada lado da loja de tecidos e modas do MC & T  podia levar-nos a questionar se não seria da mesma firma. Temos todavia indicação de que nâo eram pois nos passeios em frente a estes edifícios havia bombas de gasolina de marcas diferentes o que veremos de seguida: 


MONTAGEM 1
Azul: bomba de combustível que pertenceria à Internacional Garage
Roxo: bomba que pertenceria à Auto Motor Garage

Quanto às marcas de combustíveis, a bomba da Auto Motor era da Shell e a da Internacional Garage que ficava para oeste do MC & T era da PEGASUS como vemos aqui (e aqui na FOTO 1 viam-se as mesmas):
.
MONTAGEM 2
Pegasus era o cavalo alado depois símbolo da Mobil
 e que me parece desenhado no topo da placa

A "Vacuum Oil Company" depois Mobil e agora ExxonMobil que tinha a marca PEGASUS e do cavalo alado vem do tempo das carroças e a sua história muito interessante é bem resumida aqui (com comentários espectaculares).
Mas passado uns tempos surgia um reclame da CALTEX em frente à loja da MC & T onde tinha estado a bomba de gasolina da PEGASUS, que normalmente teria passado a ser MOBIL (era também CALTEX na FOTO 1 e na primeira aqui que devem ser de 1955). 

FOTO 3
Azul: Internacional Garage aqui com posto de abastecimento CALTEX
Roxo: na vertical da AUTO MOTOR Garage de que não se via a marca
Verde claro: fachada a sul do Prédio Pott / Avenida Buildings
Cinzento: Av. da República, actual 25 de Setembro na Baixa

mapa da CALTEX com os seus postos dos anos 60 tem os nomes das firmas o que poderia esclarecer um pouco mais quem era o proprietário da Internacional Garage mas estranhamente este posto nem esta lá. 
No final ficamos sem ter a certeza de onde a MC & T comercializava e presumo reparava os automóveis que representava. Embora os edifícios "azul" e o "amarelo" devessem ter sido propriedade da MC & T ela podia ter alugado o "azul" a outra firma (o que provávelmente aconteceu com o edifício que foi alugado à AUTO MOTOR Garage). A dúvida podia ser um tanto esclarecida se alguém se lembrasse se foi no "azul" a representação dos automóveis Peugeot em Lourenço Marques que pelo menos em 1929 tinha estado atribuída à MC & T (Maria Helena Bramão diz que em 1969 a MC & T era agente de automóveis mas não diz de que marca(s)).
Finalizamos com a imagem dum envelope colocado à venda no site delcampe.net e que deve estar relacionado com o que Maria Helena Bramão disse ser o ramo da comercialização de máquinas e ferramentas da Martha da Cruz & Tavares. A  "The Oliver Corporation" com quem aqui se correspondia era fabricante de máquinas agrícolas (tractores, etc) e que depois de muitas voltas faz agora parte da AGCO - wikipedia.


FOTO 4
Telefone da MC & T: número 369
Telegramas: CRUZARES, estava pintado na cobertura na MONTAGEM 2

Como complemento o tema, aqui fala-se da concessionária da Renault, marca europeia concorrente das Peugeot e Minerva representadas pela MC & T mas também de muitas marcas americanas e que se localizava na Rua Lapa também na Baixa de Lourenço Marques, actual Maputo. 
Na segunda foto do artigo do prédio dos beirais vizinho da garagem "azul" pode também ver-se esteve aí a FIAT pelo que o quarteirão da MC & T parece ter-se especializado em automóveis. 

Comentários