Estas fotos vêm duma brochura de propaganda turística publicada pelos Caminhos de Ferro de Moçambique em 1954 em língua inglesa e por isso dirigida ao mercado dos países limítrofes.
Nesta secção era dito que nas zonas residenciais de Lourenço Marques (LM), actual Maputo se encontrava o estilo português de arquitectura o qual iria interessar o visitante, o que seria potencialmente apropriado para os (poucos) que pretendessem da visita mais do que praia, camarões e vida noturna. De facto as três grandes moradias aqui mostradas são no estilo Nacionalista, Tradicionalista ou Estado Novo, chamado "português suave" pelo que contrastam com o estilos "art deco" e o "moderno internacional" que foi muito usado em LM mas que era comum nas zonas urbanas da África do Sul. Estas moradias usavam profusamente telhas também como elementos de decoração o que faz parte da definição do estilo "português suave" (ver em baixo, exemplo aqui) e curiosamente as três coincidem nos arcos que não era explicitado que fizesse.
Seria de supor que destas três vivendas alguma estivesse já nos artigos do HoM e que exista ainda mas para já não as encontro. A primeira com a pérgola ainda sem planta, por isso presumívelmente recente, é do género da da FOTO 2 no filme de 1950 mas não é a mesma.
Varanda no primeiro andar com arco e pérgola |
Chaminé revestida a pedra e parece que alpendre com arcos à direita |
Alpendre em torno da frente do rés do chão (e grande desperdício de espaço) |
Recordando a boa definição na Wikipedia: As moradias (unifamiliares) em «português suave» são tipicamente constituídas por uma ampla cobertura em telha com beirais, alpendres cobertos ou avarandados com cobertura em telha.
Em Portugal Continental eram também caracteristicos a fachada pintada de branco ou cores claras, a utilização de pedra nas molduras do vão e as portadas de madeira normalmente pintadas de verde.
Por vezes utilizaram-se trabalhos em azulejos ou cerâmica com motivos tradicionais e peças em ferro forjado para floreiras, cata-ventos e portões.
Comentários