Artigo com algumas partes publicadas anteriormente
Vimos no artigo anterior algumas fotos dos anos 50 com a primeira fase do segundo edifício do Hotel Cardoso construido em 1938 em Lourenço Marques, actual Maputo e que tinha dois pisos, rés do chão e primeiro andar.
Vamos ver neste artigo o mesmo edifício anos mais tarde com a base inicial em forma de meia lua ligeira mas bastante alterado com um corpo central mais elevado e extendido em direcção à Avenida Bartolomeu Dias, ampliado com um piso terceiro a todo o comprimento das alas e pelo menos com um novo quarto piso mas mais curto que o novo terceiro.
A foto seguinte deve ser dos anos 60 e mostra essa segunda fase do edifício de 1938 que terá sido implementada depois de 1959 como veremos no artigo seguinte.
FOTO 1
Segunda fase do segundo edifício do Hotel Cardoso depois de 1959, bastante alterado e ampliado relativamente à primeira fase de 1938. |
Segue-se uma foto reproduzida de livro Edifícios Historicos de Alfredo Pereira de Lima com o edifício em estado semelhante ao da FOTO 1 vendo-se agora a saliência da ala a sudeste da construção = a do lado Governo-Geral - que tinha sido indicada nas imagens do artigo anterior a "castanho claro" - mais completa.
FOTO 2
|
Como dissemos antes, em frente ao hotel passa a Av. Bartolomeu Dias que foi também Mariano Machado e é a actual M. de Mueda. Para a direita da FOTO 2 estaria então a Rua Infante D. Henrique, actual Nachinwea que entroncava (entronca) na Bartolomeu Dias na direcção da saliência do edifício que vemos de frente na FOTO 2, de facto entre ela e a entrada principal do hotel (ver aqui ao centro no Google Maps).
Agora uma vista recente do edifício em posição semelhante às duas de cima. Podemos dizer que é uma nova fase mas sem grande alteração em relação à precedente dos anos 60 como veremos a seguir.
FOTO 3
Terceira fase do segundo edifício do Hotel Cardoso, visto para poente mais recentemente |
Estas são duas fotos semelhantes e também recentes da fachada principal mas vista mais do lado noroeste = o do Museu. Comparando-se com a FOTO 1 dos anos 60, vê-se aqui melhor o que foi acrescentado na segunda fase (elevação do corpo central e sua extensão em direcção à avenida, terceiro piso a todo o comprimento das alas e quarto piso mais curto e encostado ao corpo central). Para além disso e por isso falamos aqui duma terceira fase surgiu um quinto piso também curto sobre o quarto e também para cada lado do corpo central e como veremos em baixo parece-me ter também havido alteração na entrada central.
FOTOS 4 e 5
Agora uma foto de cerca de 2012 com a entrada principal em destaque onde me parece que houve também algumas alterações "cosméticas" em relação ao existente na FOTO 1 dos anos 60 e por isso considero fazerem parte então da "terceira fase"..
FOTO 6
Passando da fachada principal para as traseiras do edifício:
FOTO 7
Comparando com fotos antigas, por exemplo esta vista aérea do hotel na crista da barreira provávelmente dos anos 60, pode-se dizer que a configuração actual da fachada do lado da barreira não resulta de alteração recente. É também claro desta foto que a planta do edifício para um e outro lado do corpo central não era absolutamente simétrica,
FOTO 8
Finalizando com um pouco de memorabilia que esteve à venda no site delcampe.net
|
Comentários