THE MARVELS OF MOÇAMBIQUE by RAMBLIN' RANDY - mais edfícios na cidade (2)

Continuando o artigo anterior do HoM sobre a visita a Maputo, antiga Lourenço Marques do bloguista "Ramblin' Randy"passamos para dois prédios da geração dos anos 50/60 com fotos por ele tiradas e reproduzidas com a devida vénia. Serão do final dos anos 50 e início dos 60 e o primeiro é entre a Baixa e o Alto-Maé, bairro em que Ramblin Randy chegou à Av. 24 de Julho como se pode ver numa das fotos do seu artigo, e no caminho ascendente ou descendente a partir do ou para a sede do Clube Ferroviário deve ter passado por aí. 
à esquerda: Av. Romão Farinha, antiga João de Deus, descendo para a Baixa
à direita: Av. Josina, antiga 5 de Outubro, subindo para o quartel
É interessante notar que um prédio similar ao de cima e que fica na esquina seguinte para oeste = poente na Av. Josina, antiga 5 de Outubro é o primeiro que se vê aqui à direita.
O segundo prédio da geração dos anos 50/60 fotografado por Ramblin' Randy  deve ser um pouco mais recente do que o de cima. Fica em zona diferente da cidade, a caminho do bairro da Malhangalene, e suponho que tenha chamado a sua atenção por causa dos losangos.
Pela loja "Multimóveis" conclui-se que fica numa esquina na parte alta da Av. Lenine
E da reportagem de Ramblin' Randy destaque ainda para uma cantina antiga localizada algures:
Clássico dos anos 20/30
Voltando às fotos na Baixa, uma na Rua Araújo, actual Bagamoyo de um desenho estilizado numa parede mas não sei se recente ou antigo:
Mesa de bilhares (pop art)
A satisfação de Randy com a visita a Maputo foi todavia grandemente diminuida devido a um roubo muito significativo de que foi vítima à partida da cidade. De qualquer modo ainda conseguiu chamar ao ser artigo as "maravilhas de Moçambique". Caso diferente é o de outro bloguista que ele refere (The Wandering Vegan) e que foi sujeito a uma gravíssima tentativa de extorsão sob ameaça de violência. O título do artigo da sua viagem é ilucidativo "MAPUTO – POSSIBLY THE MOST CORRUPT COPS IN THE WORLD" e o que aí passou levou-o a concluir: " Don’t go to Maputo" .. "I stayed indoors until time for my ride to the airport very early the next morning and just hoped against hope we wouldn’t get shaken down on the drive back. I hope Maputo falls into the sea and drags down its police force with it".  É pena.
No artigo seguinte continuaremos a seguir a visita de "Ramblin' Randy" a Maputo focando-nos no antigo Palácio da Rádio, a sua parte mais relevante.

Comentários