A Pérola Africana: construção e carrinha streamline na Malhangalene nos anos 50

Com a devida vénia ao grupo de FB Malhangalene e a Pacheco da Silva reproduzo com a devida vénia e com retoques uma foto que deve ser dos anos 50 (original aqui). Mostra um local do Bairro da Malhangalene numa feliz combinação de elementos móveis e imóveis no estilo streamline moderne de linhas supostamente aerodinâmicas:
A casa e loja (cantina) e a carrinha Austin da família de Pacheco da Silva
E tentando colorir automáticamente a foto: 
A Pérola Africana na antiga Rua do Porto. Existirá ainda?
A antiga Rua do Porto é a actual Rua da Malhangalene, a continuação para norte da Av. Marx, antiga Manuel de Arriaga. A foto não deixa ver muito do local mas parecia estar ainda fracamente urbanizado. O bairro da Malhangalene tinha sido criado pouco tempo antes e por isso a loja de cima ficava na transição entre a cidade mais antiga e os subúrbios, que por esses tempos eram também muito diferentes do que são hoje. 
Noto que havia em Lourenço Marques pelo menos mais duas firmas chamadas "pérolas": a Pérola da Oriente na esquina do prédio Pott e a Pérola da China na Rua Consiglieri Pedroso e penso que houve também uma Nova Pérola da China, talvez uma sucursal da anterior, neste prédio junto aos Velhos Colonos.
A carrinha é uma Austin A 40 pick up de duas portas como as muitas que aparecem aqui desse modelo que foi produzido de 1949 a 1957. A matrícula era dos primeiros números duma série que começava por MOZ e de que eu desconhecia a existência.

Comentários