Casas da Mafalala nos subúrbios de Lourenço Marques, actual Maputo (1/3)

O bairro da Mafalala era e é um bairro do caniço junto à cidade de Lourenço Marques, actual Maputo e o mais próximo do seu centro. Devido à mistura de populações na sua génese no início do século XX (20) e às personalidades que o habitaram desperta muito interesse académico e mediático. Segundo a maioria de informação disponível foi criado por emigrantes do norte de Moçambique e da Ilhas Comores em busca das oportunidades económicas que Xiluguíne, a cidade do "branco", passou a oferecer comparada com a sua situação de origem. A esse grupo original, maioritáriamente de confissão muçulmana, foram pelas mesmas razões sócio-económicas juntando-se depois emigrantes de regiões mais próximas da cidade com outros "backgrounds" e dessa combinação resultaram caracteríscas únicas para o bairro.
Segundo as informações de variados sites, as casas antigas que mostramos neste primeiro artigo ficam na rua principal da Mafalala e são das mais características: 
Uma casa de madeira e zinco em foto de Mozlife
Mesma casa vista de lado

As casas de madeira e zinco eram as melhores no bairro e normalmente habitadas pela sua elite, mestiços ou africanos "assimilados". O bairro era atravessado por algumas ruas do tipo da de cima e de que derivavam inúmeras vielas sem estrutura e onde se acumulavam residências tradicionais africanas, as vulgares palhotas. 
À esquerda da foto de cima e também nas fotos de baixo aparecem construções em alvenaria com varanda coberta. Seriam certamente cantinas ou seja estabelecimentos de comércio geral normalmente propriedade de lojistas portugueses ou de origem oriental e veremos melhor algumas depois.


Duas vistas mais abrangentes da mesma rua

Agora uma foto publicada em 1901 no álbum de fotos "A souvenir of Lourenço Marques" produzido pelos irmãos Lazarus e que refere a "Mafalala". Por isso deve mostrar habitantes do bairro, mas não quer dizer que a foto tivesse sido tirada exactamente onde é esse bairro até porque há outra foto com um grupo diferente deste e que foi tirada no mesmo cenário.
Certamente dança ligada à religião muçulmana
atendendo aos cofiós e ao presumível xeque ao centro

Ao fundo vê-se uma casa de madeira e zinco do tipo das que vimos em cima e que nessa altura era comum tanto na cidade como nos subúrbios.
Voltamos às fotos mais ou menos recentes e para mostrar mercados, penso que o mesmo nas duas. Não sei se este estará ainda a funcionar porque há fotos doutro melhor dado que este reciclava as chapas de ferro zincado que tinham sido das casas antigas:
Ao fundo a fronteira do bairro com a cidade de cimento, 
vendo-se traseiras de prédios na antiga Av. Caldas Xavier, actual Ngouabi

O bairro da Mafalala fica a norte da antiga estrada da Circunvalação da cidade de cimento e onde esta atinge o bairro do Alto Maé. A leste é limitado pela Av. A. de Lusaca, antiga Craveiro Lopes e a oeste pela Av. de Angola - aqui no google maps. Não muito longe do mercado de cima mas já dentro da zona urbana fica o "mercado" da  Estrela Vermelha que surgiu depois da independência e tem também instalações muito precárias.
Ver muitas fotos e alguns comentários interessantes sobre o bairro no Facebook de Carlos Serra.
Para quem queira saber mais, há muitos estudos e artigos sobre a história do bairro, uns mais factuais e neutros, outros com agendas político / ideológicas mais evidentes:
O urbanismo da Mafalala Origem, evolução e caracterização: pdf descarregável
Mafalala: MEMÓRIAS E ESPAÇOS DE  UM LUGAR: parte de pdf descarregável
Mafalala: das Origens à Actualidade: pdf descarregável

Comentários