Temos mais fotos antigas da Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores, sendo duas de de Lindsay Bridge na sequência das que vimos aqui.
Vista da entrada na estação de caminhos de ferro para a Praça em 1969 |
Agora uma foto comparável com a de cima e mais ou menos recente. Quanto às diferenças, a maior parte dos montes de lixo na foto recente devia ter origem em obras que estariam a decorrer mas de qualquer modo tal não devia ser permitido. Ao fundo da foto recente aparecem também as banquinhas de comércio informal que não parecem muito compatíveis com o que é considerada por alguns uma das mais belas estações de combóio do mundo, mas ...
Monumento e ao fundo os prédios da Manica ao centro e o da Direcção dos CFM com quatro pisos à direita |
Mais três fotos bastante antigas da praça, vendo-se nas duas primeiras a fachada da estação de caminhos de ferro que ficava do seu lado poente:
Note-se que em primeiro plano se vê que o centro da praça terminava em linha recta pelo que a foto é anterior ao seu rearranjo para a forma oval que aconteceu mais ou menos na altura da instalação do monumento em 1935.
Agora, anos depois, vendo-se o lado mais a poente da praça:
Escritórios da administração dos Caminhos de Ferro e entrada para a estação |
Agora, anos depois, vendo-se o lado mais a poente da praça:
Estação dos CFLM vista para sudoeste |
Ao fundo os prédios da LM Forwarding e da Direcção dos CFM, este só com 3 pisos |
Finalizamos voltando às fotos de Lindsay Bridge de 1969 tendo a seguinte sido tirada ao sair da estação e olhando-se mais para a esquerda, isto em relação à primeira:
Vista da praça para nordeste com o Prédio Abreu ao fundo (foto do Opel e do Ford Taunus) |
Comentários