Temos mais fotos antigas da Praça Mac Mahon, actual dos Trabalhadores, sendo duas de de Lindsay Bridge na sequência das que vimos aqui.
![]() |
Vista da entrada na estação de caminhos de ferro para a Praça em 1969 |
Agora uma foto comparável com a de cima e mais ou menos recente. Quanto às diferenças, a maior parte dos montes de lixo na foto recente devia ter origem em obras que estariam a decorrer mas de qualquer modo tal não devia ser permitido. Ao fundo da foto recente aparecem também as banquinhas de comércio informal que não parecem muito compatíveis com o que é considerada por alguns uma das mais belas estações de combóio do mundo, mas ...
![]() |
Monumento e ao fundo os prédios da Manica ao centro e o da Direcção dos CFM com quatro pisos à direita |
Mais três fotos bastante antigas da praça, vendo-se nas duas primeiras a fachada da estação de caminhos de ferro que ficava do seu lado poente:
Note-se que em primeiro plano se vê que o centro da praça terminava em linha recta pelo que a foto é anterior ao seu rearranjo para a forma oval que aconteceu mais ou menos na altura da instalação do monumento em 1935.
Agora, anos depois, vendo-se o lado mais a poente da praça:
![]() |
Escritórios da administração dos Caminhos de Ferro e entrada para a estação |
Agora, anos depois, vendo-se o lado mais a poente da praça:
![]() |
Estação dos CFLM vista para sudoeste |
![]() |
Ao fundo os prédios da LM Forwarding e da Direcção dos CFM, este só com 3 pisos |
Finalizamos voltando às fotos de Lindsay Bridge de 1969 tendo a seguinte sido tirada ao sair da estação e olhando-se mais para a esquerda, isto em relação à primeira:
![]() |
Vista da praça para nordeste com o Prédio Abreu ao fundo (foto do Opel e do Ford Taunus) |
Comentários