Prédio do Veiga Chemist na Rua Consiglieri Pedroso no início do século XX

Continuamos a mostra fotos dos irmãos Lazarus do álbum a "A Souvenir of Lourenço Marques" que foi publicado em 1901 e é agora dispobilbilizado pelo site Africa in The Photobook.

FOTO 1
Legenda original: "Rua D. Luis vista para oeste"
A Rua D. Luis foi depois chamada Rua Consiglieri Pedroso e como se pode ver na foto de cima em 1901 estava muito arborizada. À esquerda viam-se dois polícias no passeio e estariam de guarda à esquadra de polícia dessa altura. Esta estaria para o fundo dum terreno tendo a esquadra actual sido construida depois no espaço vago em frente.
À direita = norte da rua via-se o prédio de dois pisos do VEIGA CHEMIST que como tinhamos dito tinha no topo um platibanda enfeitada com uma grega e decorada com vasos de cerâmica à italiana. Antes dele no limite a norte do passeio estava um muro onde se viam duas entradas. Estas davam para o prédio do BNU que não aparece dado que ficava uns 10 metros recuado. Vimos esse muro (e o prédio recuado) por exemplo nesta foto notando-se aí três entradas e com as colunas aparentemente iguais mas só a central tinha lampeões (por isso na FOTO 1 só se vêm essa entrada central e a lateral mais a oeste = poente). 
Para complementar, repetimos de seguida a foto que vimos neste artigo e que será uns anos posterior à de cima dado que nela surge já instalada a infraestrutura para o sistema de carros eléctricos.

FOTO 2
Árvore: quase na borda do passeio entre a frente da 
Tipografia de "O Futuro" e o BNU e mais crescida que na FOTO 1
À esquerda: esquina da Casa Amarela como aqui na FOTO 1
À direita, ao fundo: mesmo prédio de dois pisos do VEIGA CHEMIST da FOTO 1
Como dissemos antes, o prédio do BNU de 1964 e que agora é a parte mais antiga das instalações da sede do Banco de Moçambique, veio ocupar o terreno que ia de frente à árvore "verde" a seguir à Tipografia que tinha a cobertura sobre o passeio até à esquina mais distante (a noroeste) do prédio de dois pisos. Essa esquina era aí formada com a Travessa da Laranjeira, actual do BM e ficava aí a loja do "Au Paradis des Dames" ou em português "Paraíso das Senhoras". Vimos esse prédio melhor neste artigo e de facto as fotos disponíveis não permitem dizer se do limite a oeste = poente do terreno do BNU para essa esquina havia um único prédio ou se havia dois quase idênticos e encostados um ao outro.

Comentários