Sala de extração da Lotaria Provincial de Moçambique nos anos 20

Existem duas imagens antigas da extração da Lotaria Provincial de Moçambique em Lourenço Marques, actual Maputo. 
A primeira foi publicada nos álbuns de Santos Rufino e é por isso de ou anterior a 1929.

FOTO 1
Extração da lotaria na Câmara Municipal 1

Para a segunda foto não há indicação directa de data mas há "achismos" em baixo:

FOTO 2
Extração da lotaria na Câmara Municipal 2

A sala nas duas fotos é a mesma como se vê pela grade em primeiro plano e pela estante com livros ao fundo. Vê-se também colocada numa prateleira de parede e nos dois casos o busto representando a República Portuguesa, similar aos que aqui aparecem em imagens da Casa Comum:

FOTOS 3
Bustos simbolizando a República Portuguesa

Nesses tempos o edifício da Câmara usado para a extração da lotaria era o dos Paços do Concelho na Baixa, agora um tribunal frente à piscina do Desportivo. 
Nas duas fotos parece haver duas máquinas, uma maior e uma mais pequena e as da FOTO 1 parecem ser maiores que as respectivas na FOTO 2 pelo que presumo que a FOTO 1 seja mais moderna (presumo que eram precisas mais esferas se os números de lotaria tivessem sido aumentados com algarismos adicionais). 
Ao tempo das fotos de cima a lotaria estava concessionada a um privado, Santos Rufino, mas como se vê a extração fazia-se num local público, certamente por questões de reputação e confiança. 
Recordo um bilhete da lotaria mas muito posterior. Por exemplo o concessionário era agora a Assistência Pública que teria substituido o privado:

FOTO 4
Lotaria Provincial de Moçambique em 1965

Como se dizia no bilhete que a lotaria tinha sido estabelecida por portaria de Fevereiro de 1917, "achismo" do HoM é que as as FOTOS 1 e 2 sejam posteriores a tal data.
Mais informação sobre a génese da lotaria em Moçambique nesta série.

Comentários