Mais imagens religiosas de Nossa Senhora em Lourenço Marques, actual Maputo

Depois de termos falado das imagens da igreja paroquial de c. de 1888 e da nova Catedral de Lourenço Marques (LM), actual Maputo de 1944, em quatro artigostomámos conhecimento doutra estátua religiosa que aparece na capa de um livro de 1957 relativo a Nossa Senhora (NS) e a LM.


FOTO 1
Capa de livro de 1957 sobre prática religiosa católica em LM

O referido dogma da Imaculada Conceição ou da Virgem Maria foi definido em 1854 e este livro tratava da comemoração dos seus 100 anos e de facto trata-se de imagem de NS pois a serpente aos seus pés simboliza o pecado a que NS não sucumbiu. 
Apesar da probabilidade ser alta, como não tenho o livro não tinha garantia de que a imagem desta foto tivesse estado em LM ou mais própriamente na sua nova Catedral de 1944. 
Mas podemos dizer que ela é diferente das que vimos recentemente (a da foto de Hily e da procissão que tinha estado na igreja paroquial e a da de mármore que foi adquirida para a nova Catedral e que está lá agora do lado esquerdo do altar-mor). 
A imagem da FOTO 1 poderia ainda ser a inicial da igreja paroquial que Alfredo Pereira de Lima dizia ser uma «NS da Conceição duns 15 centímetros de altura, bastante mutilada" da qual não conhecemos foto para se poder comparar. Essa imagem podia ter sido reparada entretanto e assim aparecer completa como está na FOTO 1 e isso ficaremos sem poder esclarecer.
Mas podemos comparar a imagem da FOTO 1 com uma das de NS da Conceição que estavam na capela da Fortaleza da Baixa, uma estrutura militar de que NS era também a padroeira. Podia ver-se essa imagem aqui e recordo-a a seguir embora com má qualidade para comparação com a da capa do livro:


MONTAGEM 1
Aparentemente seria a mesma imagem ou uma muito semelhante, 
mas na Fortaleza teria arranjo floral

Parece-me então ter esclarecido que imagem seria a da FOTO 1, se o conteúdo do livro do livro o confirmará ou não fica-se sem saber.
Noto que depois da independência a Fortaleza foi adaptada a museu histórico e nâo tenho visto fotos que mostrem que imagens religiosas tenham continuado expostas no seu interior. Por isso não sei o que se terá passado com a que teremos visto em cima ou com outras que lá havia cerca de 1968. Esse é o caso da seguinte que segundo Alexandre Lobato escreveu no livro Xilunguíne foi a primeira da Fortaleza e estava lá inventariada desde 1819:

FOTO 2
Primeira imagem de NS da Conceição colocada em nicho
na parede da Fortaleza em 1968

Presumo então que com o livro acima mencionado será possível completar este tema mas ...

Comentários