Fotos aéreas sobre a Ponta Vermelha e encosta da Maxaquene com vistas para poente

Começamos por uma foto revelada recentemente com um postal dos anos 60 à venda no site delcampe.net. A legenda original era "vista aérea da zona comercial da cidade vista do lado da Polana" o que não estava mal mas como a zona comercial (a Baixa) estava distante - em cima, ao centro esquerda - para quem não conhecesse Lourenço Marques (LM), actual Maputo também ficava sem perceber.

FOTO 1
Liceu Salazar e para sul a mancha arborizada do
 Parque Silva Pereira já reduzido depois de 1966
Via-se que a barreira para baixo do parque tinha sido normalizada (trabalhos referidos aqui) e que a terra daí resultante parecia ter sido acumulada mais para diante, onde tinha sido a parte mais interior da antiga enseada da Maxaquene ligada ao estuário que se vê à esquerda.
Agora duas fotos já conhecidas e que podem ser ligadas à de cima. A seguinte é muito semelhante no que respeita aos prédios circundantes mas parece-me um pouco anterior ou talvez fosse no tempo seco enquanto que a de cima seria no tempo húmido


FOTO 2
Liceu Salazar mais próximo e prédios ao fundo na mesma situação da FOTO 1

Passamos para a última foto que é anterior às de cima e na qual se via a barreira ainda rborizada e com a sua encosta mais ingreme, quer dizer mais propícia a ser erodida e a desabar o que aconteceu em 1966 motivando os trabalhos posteriores. Presumo que o Parque Silva Pereira estivesse ainda inteiro mas não se conseguia ver aí o miradouro.

FOTO 3
Foto sem os Blocos Gémeos e sem a outra torre para oeste deles,
os quais surgem nas FOTOS 1 e 2 na crista da barreira da Maxaquene
Na FOTO 3 vê-se bem a grande moradia um pouco para poente que parecia já ter sido demolida ao tempo da FOTO 1 (na FOTO 2 estaria tapada). 
Na FOTO 3 parece-me que se consegue ver num canteiro em triângulo no Parque o chafariz em pedra que parece ter sido recentemente sido limpo em simultâneo com o arranjo e modernização do local.

Comentários