Primeiro três fotos de Lourenço Marques, actual Maputo sem grande relação entre elas salvo terem sido tiradas pelos irmãos Lazarus que viveram na cidade entre 1899 e 1908. Pode-se dizer que nenhuma delas pertence ao primeiro álbum que eles publicaram em 1901 "A Souvenir Of Lourenço Marques". Noto que as FOTOS 1 e 3 são reproduzidas dum Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa.
FOTO 1
Cavalheiro no riquexó o na actual Av. 25 de Setembro olhando-se para oeste = poente vendo-se a esquina do prédio Pott ao centro direita |
A FOTO 1 é de 5.2.1907 por isso será da mesma inundação ou cheias que aparecem aqui em fotos dum artigo nesse ano publicado na revista Ilustração Portuguesa, disponibilizada pela Hemeroteca Municipal de Lisboa e intitulado "cidade debaixo de água". Fevereiro está na época habitual de chuvas na região e que muitas vezes causam inundação na Baixa da cidade onde se acumula água que desce da parte alta.
A foto seguinte é muito conhecida mas parece-me que ainda não tinha sido publicada no HoM e para além de dever ser posterior a 1901 e anterior a 1908 não sei melhor datação
FOTO 2
Rua Infante D. Henrique em LM, Delagoa Bay |
Vê-se uma residência que parece grande à esquerda e que tem um muro requintado face à rua e a minha questão é se estará uma sentinela frente ao portão ou será um cidadão normal. Podemos localizar esta rua em dois mapas da Ponta Vermelha, um de 1897 (planta cadastral do Arquivo Histórico Ultramarino) um tanto anterior à FOTO 2 e outro de 1925/26 claramente posterior.
PLANTAS da PONTA VERMELHA
A rua na FOTO 2 dá ideia de ir a descer para o fundo e por isso que seria para aí o lado leste, onde termina o planalto da Ponta Vermelha na barreira descendo para a baía. Todavia pelo menos até 1908 não haveria construções do lado norte da rua como se vê no mapa de 1897 pois aí era a concessão de terrenos da Eastern Telegraph, por esses tempos ainda inocupada. Assim a FOTO 2 seria provávelmente uma vista da Rua Infante D. Henrique para oeste (para o lado à esquerda das plantas) e então a construção que nela aparece à esquerda podia ser ou uma das construções do Governo-Geral, mais provável se efectivamente estivesse uma sentinela à porta, ou uma das outras três marcadas a branco e preto que existiam já em 1897 (e atendendo à sua distância à rua) ou outras que até cerca de 1907 tivessem ai sido construidas.
Agora outra foto dos Lazarus e que mostra a zona marítima entre o estuário e baía com a sua margem sul ao fundo:
FOTO 3
Navio correio português "África" largando de Lourenço Marques para leste |
Conhecemos já este navio a vapor destes dois artigos onde tinhamos dito por exemplo que era de 1905 (por isso foto de entre esse ano e 1908) e que tinha transportado o Princípe Real D. Luis Filipe na sua visita a Moçambique em 1907. O África pertencia à Empresa Nacional de Navegação (ENN), mais tarde Companhia Nacional de Navegação (CNN), conforme era indicado pela chaminé totalmente pintada de preto.
Por fim um retrato dum enfermeiro, não se se civil ou militar, que se encontra no site do rijksmuseum:
Por fim um retrato dum enfermeiro, não se se civil ou militar, que se encontra no site do rijksmuseum:
Sobre retratos feitos pelos Lazarus ver este artigo. De notar que nesta "carte-de-visite" o endereço do estúdio era só LM enquanto que nos que aí vimos estava escrito LM & Beira.
Comentários