Hangares do aeroporto de Mavalane e aviões da DETA: entre os anos 30 e 40 (3/4)

Continuamos aqui o tema dos hangares do aeroporto de Mavalane na cidade de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e veremos mais alguns aviões da DETA. A primeira foto é reproduzida do FB Kanimambo LM:

FOTO 1
Aviões no interior do segundo hangar de Mavalane com abertura do lado esquerdo

No site especializado Voando em Moçambique está uma lista da frota da DETA pelo que se pode verificar as matrículas dos aviões mais visíveis nesta foto. Conclui-se daí que em primeiro plano está o CR-AAT, um De Haviland Dragon Rapide que como se vê foi baptizado MOÇAMBIQUE e depois um avião maior que deve ser o CR-ABQ, um Douglas C-47 que foi baptizado LUPATA. Depois desse e virado para a saída está o Junkers LOURENÇO MARQUES que se mostra melhor em baixo na FOTO 4.
O CR-ABR que se vê a seguir ao CR-AAT não está nessa lista e como se pode ver aqui seria um Fairchild UC-61K Forwarder provávelmente privado. Se for ele parece que ficou irremediávelmente destruído em 1947 e daí podemos dizer que a FOTO 1 será anterior a essa data.
A FOTO 2 que se segue é da inauguração e benção religiosa dos Lockheed Super Electra de que vimos a chegada a LM aqui em 1940. Pode nela observar-se o primeiro hangar em primeiro plano do lado direito e mais para o fundo o segundo hangar com a frente mais alta. Nessa altura em 1940 as suas frentes para o lado da pista estavam alinhadas mas vimos no artigo anterior que mais tarde isso deixou de acontecer (ver aí mudança entre as FOTOS 3 = 4  e a FOTO 5).

FOTO 2
Primeiro hangar com o Lockheed Super Electra ZAMBEZE à sua frente e depois
o segundo hangar construído para norte dele com a bandeira hasteada.

Não se vê aí mas o Lockheed Super Electra ZAMBEZE desta última foto era o CR-AAX e a matricula de avião CR-AAC que se vê mais longe e por baixo do "focinho" do Zambeze pertencia a um De Havilland DH.87B Hornet Moth e que foi o primeiro aparelho  a que foi dado o nome LOURENÇO MARQUES.
Nas fotos seguintes aparecem mais aviões da DETA de entre os anos 30 e 40 e em reprodução da publicação Moçambique Documentário Trimestral e que podemos seguir melhor pela lista da frota do Voando Em Moçambique:

FOTOS 3
Lockheed Super Electra em 1940 (CR-AAV) LIMPOPO 
que sofreu acidente fatal em Quelimane em 1944

FOTO 4
Um dos Junkers JU-52 em 1938: LOURENÇO MARQUES (CR-AAJ)

Por fim temos na FOTO 5 o que segundo a legenda original seria a frota de De Havilland Dragon Rapide da DETA em 1938. Na lista do VeM pode ver-se que os quatro primeiros aparelhos desse tipo chegaram em 1937 e 1938 mas que só em 1939 chegaram os dois últimos. Estaria assim explicado que houvesse quatro aviões iguais nesta foto mas que o quinto fosse também igual, se a lista do VeM estiver certa e se esta foto for mesmo de 1938, não podia acontecer. Uma possibilidade de explicação seria a de para o fundo deste alinhamento estar um De Havilland Dragonfly que foi recebido em 1937 e que embora mais pequeno era semelhante ao Dragon Rapide pelo que podiam estar mais de 4 aparelhos desse tipo em 1938 mas não seriam todos exactamente iguais uns aos outros: 

FOTO 5
Alinhamento de aviões De Havilland da DETA em 1938 (quatro seriam Dragon Rapide)

série sobre os hangares de Mavalane continua no próximo artigo.

Comentários

Carlos Baptista disse…
O meu pai reparou muitos "Dragon Rapides De Havilland" e até fez ferramentas para serem usadas na inspeção e reparação dum dos Lockheeds, pois esteve naquela altura um técnico americano da Lockheed. Deu também assistência ao SuperConstellation da TAP.
Ele assistiu a um desastre com a morte dos pilotos e mecânico mesmo á sua frente.
Não me lembro qual era o avião, se um Dove ou Friendship. Foi convidado nessa altura para ir no avião, mas não foi. Iam fazer aterragens só com um motor e experimentar outras manobras. Houve de repente uma rajada de vento que virou o avião. Eu conhecia o mecânico que morreu, era amigo e colega do meu pai.Há mais histórias para contar que ficam para a próxima vez. Obrigado Carlos Baptista filho.
Rogério Gens disse…
Obrigado pelo comentário. Esse acidente fatal da DETA em LM em experiências foi entre os anos 60 e 70 e com um F-27.
Carlos Baptista disse…
Eu outra vez aqui convosco! Vou ver no álbum de fotografias se encontro fotos da DETA. Gostei muito de ver as vossa fotos que me fizeram recordar aqueles tempos. Costumava ir ao Aeroporto com o meu pai quando era pequeno para ver os aviões. Havia mesmo em frente dos hangares, casas para alguns funcionários. Um dos técnicos responsável pelas comunicações, não me lembro do nome, morava aí. Um dos mecânicos que ia sempre com o meu pai, reparar os "Dragon Rapids" avariados ao longo das viagens, chamava-se Abrunhosa. Recordo-me do meu pai dizer, antes de se reformar, de ter feito uma reparação completa no De Havilland Hornet Moth. é tudo por agora.Obrigado.
Rogério Gens disse…
Obrigado pelo comentário. Procurando por aerogare , Mavalane e DETA encontrará no blog os artigos sobre o tema e que estão um tanto espalhados.
Talvez conheça mas este site http://voandoemmozambique.blogspot.com/ é especializado e pode por exemplo procurar aí pelos nomes das pessoas de que se lembra.
Quanto às fotos, se tiver algumas que se possam integrar no blog agradecia que enviasse para tone.da.eira@gmail.com.
Obrigado