Continuamos aqui o tema dos hangares do aeroporto de Mavalane na cidade de Lourenço Marques (LM), actual Maputo e veremos mais alguns aviões da DETA. A primeira foto é reproduzida do FB Kanimambo LM:
FOTO 1
Aviões no interior do segundo hangar de Mavalane com abertura do lado esquerdo |
No site especializado Voando em Moçambique está uma lista da frota da DETA pelo que se pode verificar as matrículas dos aviões mais visíveis nesta foto. Conclui-se daí que em primeiro plano está o CR-AAT, um De Haviland Dragon Rapide que como se vê foi baptizado MOÇAMBIQUE e depois um avião maior que deve ser o CR-ABQ, um Douglas C-47 que foi baptizado LUPATA. Depois desse e virado para a saída está o Junkers LOURENÇO MARQUES que se mostra melhor em baixo na FOTO 4.
O CR-ABR que se vê a seguir ao CR-AAT não está nessa lista e como se pode ver aqui seria um Fairchild UC-61K Forwarder provávelmente privado. Se for ele parece que ficou irremediávelmente destruído em 1947 e daí podemos dizer que a FOTO 1 será anterior a essa data.
O CR-ABR que se vê a seguir ao CR-AAT não está nessa lista e como se pode ver aqui seria um Fairchild UC-61K Forwarder provávelmente privado. Se for ele parece que ficou irremediávelmente destruído em 1947 e daí podemos dizer que a FOTO 1 será anterior a essa data.
A FOTO 2 que se segue é da inauguração e benção religiosa dos Lockheed Super Electra de que vimos a chegada a LM aqui em 1940. Pode nela observar-se o primeiro hangar em primeiro plano do lado direito e mais para o fundo o segundo hangar com a frente mais alta. Nessa altura em 1940 as suas frentes para o lado da pista estavam alinhadas mas vimos no artigo anterior que mais tarde isso deixou de acontecer (ver aí mudança entre as FOTOS 3 = 4 e a FOTO 5).
FOTO 2
Primeiro hangar com o Lockheed Super Electra ZAMBEZE à sua frente e depois o segundo hangar construído para norte dele com a bandeira hasteada. |
Não se vê aí mas o Lockheed Super Electra ZAMBEZE desta última foto era o CR-AAX e a matricula de avião CR-AAC que se vê mais longe e por baixo do "focinho" do Zambeze pertencia a um De Havilland DH.87B Hornet Moth e que foi o primeiro aparelho a que foi dado o nome LOURENÇO MARQUES.
Nas fotos seguintes aparecem mais aviões da DETA de entre os anos 30 e 40 e em reprodução da publicação Moçambique Documentário Trimestral e que podemos seguir melhor pela lista da frota do Voando Em Moçambique:
FOTOS 3
Lockheed Super Electra em 1940 (CR-AAV) LIMPOPO que sofreu acidente fatal em Quelimane em 1944 |
FOTO 4
Um dos Junkers JU-52 em 1938: LOURENÇO MARQUES (CR-AAJ) |
Por fim temos na FOTO 5 o que segundo a legenda original seria a frota de De Havilland Dragon Rapide da DETA em 1938. Na lista do VeM pode ver-se que os quatro primeiros aparelhos desse tipo chegaram em 1937 e 1938 mas que só em 1939 chegaram os dois últimos. Estaria assim explicado que houvesse quatro aviões iguais nesta foto mas que o quinto fosse também igual, se a lista do VeM estiver certa e se esta foto for mesmo de 1938, não podia acontecer. Uma possibilidade de explicação seria a de para o fundo deste alinhamento estar um De Havilland Dragonfly que foi recebido em 1937 e que embora mais pequeno era semelhante ao Dragon Rapide pelo que podiam estar mais de 4 aparelhos desse tipo em 1938 mas não seriam todos exactamente iguais uns aos outros:
FOTO 5
Alinhamento de aviões De Havilland da DETA em 1938 (quatro seriam Dragon Rapide) |
Comentários
Ele assistiu a um desastre com a morte dos pilotos e mecânico mesmo á sua frente.
Não me lembro qual era o avião, se um Dove ou Friendship. Foi convidado nessa altura para ir no avião, mas não foi. Iam fazer aterragens só com um motor e experimentar outras manobras. Houve de repente uma rajada de vento que virou o avião. Eu conhecia o mecânico que morreu, era amigo e colega do meu pai.Há mais histórias para contar que ficam para a próxima vez. Obrigado Carlos Baptista filho.
Talvez conheça mas este site http://voandoemmozambique.blogspot.com/ é especializado e pode por exemplo procurar aí pelos nomes das pessoas de que se lembra.
Quanto às fotos, se tiver algumas que se possam integrar no blog agradecia que enviasse para tone.da.eira@gmail.com.
Obrigado