Lembrança da minha família e dos construtores da cidade

Zona central e Baixa de Lourenço Marques (LM) nos anos 60
 e minha família
Antiga LM fazendo parte de Maputo, do Alto-Maé à Polana
e do estuário à circunvalação e Sommerschield 

Venho mostrando neste blog a antiga cidade de Lourenço Marques, actual Maputo e falando da sua constituição e desenvolvimento, uma epopeia que teve o contributo de um grande número de pessoas de múltiplas origens e saberes. Aproveito assim para lembrar os meus familiares, nomeadamente os já falecidos e retratados em baixo, que com o seu trabalho e investimento contribuiram modestamente para o que se vê em cima.

O meu avô do lado materno, Alípio Moreira
Chegou a Moçambique em 1939, vindo de Portugal, depois de ter passado alguns anos no Brasil. Tinha uma oficina de marcenaria. Faleceu em Moçambique em 1977.
Avô Alípio

A minha avó do lado materno, Maria Rosa de Sousa Moreira Gens
Chegou a Moçambique em 1949. Faleceu na África do Sul por volta de 1967.
Avó Maria Rosa

O meu pai, Serafim Gens
Chegou a Moçambique em 1950. Depois de outras actividades veio a ter uma loja de ferragens e um armazém de materiais de construção. Saiu de Moçambique em 1978 e faleceu em Portugal.
Pai Serafim

A minha tia do lado materno, Maria Fernanda de Sousa Moreira Santos
Chegou a Moçambique em 1949. Viveu muitos anos na África do Sul mas regressou depois a Moçambique. Faleceu em Portugal.
Tia Fernanda

O meu tio do lado materno, Armando Moreira
Chegou a Moçambique em 1947. Viveu depois na África do Sul onde faleceu há poucos anos. 
Tio Armando

Lembro também o meu padrinho Domingos recentemente falecido.

Comentários