Casa de Educação da Munhuana - extensão, o segundo edifício mais a norte (1/3)

Falámos aqui da antiga Casa de Educação da Munhuana (CEM) que foi originalmente internato e "escola para indígenas" do sexo feminino e que se desdobra a partir da esquina virada a sudeste dum quarteirão que é em boa parte ocupado por essa e outras instituições criadas pela igreja católica. 
Podemos ver o edifício inicial aqui em 1929 e mais claramente aqui e que nesses tempos antigos para a sua direita o espaço estava livre. Agora a partir do site da construtora KINGMAN apercebo-me (ou relembro-me) que desse lado deve ter aparecido mais tarde, provávelmente nos anos 40 ou início dos 50, uma extensão a esse edifício inicial e que vai até à esquina virada a nordeste desse quarteirão. Essa esquina aparece ao centro da FOTO 1 onde se vê depois as alas dessa extensão não só para o lado do CEM inicial à esquerda = sul mas também para o lado direito, neste caso poente = oeste em direcção ao entroncamento ângulo com a Av. Ngouabi, antiga Caldas Xavier e onde está a estação de serviço que foi de Manna e que parece estar abandonada agora (ver aqui e na FOTO 2). 
Esse edifício da extensão esteve em reabilitação em 2016 e foi (re)inaugurado com a presença de altas entidades civis e religiosas em 2019 para ser utilizado pela Universidade Católica de Moçambique (UCM), como se poder ver em fotos no FB da construtora.

FOTO 1
Foto da extensão antes da reabilitação vendo-se ainda em cima
 as marcas de CASA EDUCAçÃO MUNHUANA (CEM).

Nesta FOTO 1 passa na transversal a Rua de Munhuana para a esquerda e perpendicular a ela passa a Av. Farinha, antiga João de Deus. Podemos ver no google maps essas ruas, o quarteirão, as duas construções principais que descrevemos e outras aí criadas pela igreja católica começando com a igreja do início do século XX (20):

FOTO 2
Cinzento: Av. Ngouabi, antiga Caldas Xavier e estrada da Circunvalação
Verde claro: Rua da Munhuana (com a estação de serviço Manna
em forma de triângulo recto  no entroncamento entre elas)
Rosa: Av. Farinha, antiga João de Deus
Laranja claro: Av. Dausse, antiga J. Serrão
Castanho: primeiro edifício da 
CEM existente em 1929 na esquina a sudeste
Azul e branco: extensão (segundo edifício) do CEM na esquina a nordeste, 
o que foi agora reabilitado e se vê na FOTO 1
Laranja (esquadro): escola primária
Verde: 
edifício onde havia um campo de jogos pavimentado
Carmesim: edifício ao fundo do terreno da escola primária
Verde escuro: igreja de Santa Ana original e que foi remodelada nos anos 60
Roxo: pavilhão que servia de salão de festas da CEM (seria uma capela?)
Azul claro: construção longa no limite a "norte" do terreno do primeiro edifício do CEM

A FOTO 2 mostra a extensão (segundo edifício) do CEM e na FOTO 1 se olharmos com atenção vê-se à esquerda, na actual Av. Farinha, um pouco do primeiro edifício da CEM. Ao tempo destas primeiras fotos ele estava pintado com cores creme e castanho e era por isso fácil de distinguir do da extensão que tinha côr acinzentada. Depois da reabilitação ficaram os dois pintados de branco e azul por isso para os distinguir tem de ser com maior atenção. 
Vemos então a seguir as obras na esquina e na fachada virada para Av. Farinha, antiga João de Deus, a partir da situação da FOTO 1:

FOTO 3
Obras de reabilitação da extensão (segundo edifício) do CEM 
em curso com grua telecópia

Outro foto da esquina já com a fachada pintada e palmeiras plantadas no passeio mas ainda com as vedações de protecção exterior:

FOTO 4
Extensão (segundo edifício) do CEM quase reabiilitada para ser usada pela UCM

Estas fotos indicam que a reabilitação não terá implicado alterações notórias no corpo  "central" colocado na esquina e nas fachadas para o exterior das duas alas perpendiculares do edifício que partem dele para sul e para oeste.. 
Podemos ainda ver um pormenor dessa extensão (segundo edifício) do CEM:

FOTO 5
Corpo "central" de entrada no edificio 
fazendo esquina com beirais de telhado à portuguesa

E temos ainda do FB da construtora outra foto desse edifício com iluminação noturna e as obras ainda em curso.

FOTO 6
Extensão (segundo edifício) do CEM a ser reabilitado para a UCM.
Janelas do primeiro edifício da CEM iluminadas à esquerda para o fundo

Esta zona nas últimas décadas tem estado muito degradada tanto em termos físicos como humanos e espero que a (renovada?) presença desta prestigiada escola de ensino superior contribua para (o início d)a regeneração do local.
No artigo seguinte veremos do lado interior do quarteirão este edifício e as suas obras.

Comentários