Edificio de Sua Alteza Aga Khan - Comunidade Muçulmana Ismaelita (3/3)

Numa página de pintrest criada por José Teixeira encontro duas fotos que mostram o templo de Aga Khan (Jamatkhana) da comunidade muçulmana shiita ismaelita (wikipedia). Já o tinha mostrado com fotos antigas e recentes nestes artigos e estas duas serão certamente de antes da independência de Moçambique em 1975 e por isso de quando a cidade, actual Maputo, se chamava Lourenço Marques (LM).
Fachada principal na Av. Luthuli, antiga Luciano Cordeiro à esquerda
 e lateral na Av. 24 de Julho à direita da esquina
Centro da fachada principal na antiga Av. Luciano Cordeiro
que desce à esquerda para a Baixa = a sul

Lembro que nesse mesmo local houve um templo inicial que se via aqui e que não tinha as duas cúpulas orientais e talvez fosse mais pequeno que o actual que foi inaugurado em 1968. Recordamo-lo aqui noutra foto:
Templo ismaelita inicial no mesmo local parece que em 1941

Este artigo é completado com fotos e informações recolhidas duma bem documentada biografia de Alwaez Jehangir Merchant (1928 - 2018) feita pelo seu filho em memória do pai. Alwaez Jehangir foi missionário ismaelita em LM a partir dos anos 50 e por isso aquando da visita do Principe Aly Khan à cidade em 1958 e de que já falámos aqui. Daí podemos ver duas fotos tiradas no exterior do templo de cima, umas já anteriormente conhecidas e outras não, a segunda parece-me também que dessa ocasião:

Na foto de cima: Principe Aly Khan de fato claro estando Alwaez Jehangir por trás à direita
Na de baixo: voluntárias ismaelitas nas escadas da entrada do templo de LM

E na biografia e noutra fonte aparecem mais duas fotos tiradas do lado das escadas vistas em cima para o lado do portão na rua:
legenda original: Aga Khan em LM (não é o príncipe Aly de cima, seria o seu pai?)
No anos 50/60, Alwaez Jehangir ao centro com os mesmos prédios antigos ao fundo
do lado leste = nascente da Av. Luciano Cordeiro

Voltamos à fotos do pintrest de José Teixeira e há uma que foi tirada da Baixa para a zona do Alto-Maé que fica na ponta a oeste da alta da cidade de cimento. O templo ismaelita ficava nessa direcção e aparece na foto, parecendo-me que se tratava ainda da construção inicial por isso pré 1968:
Amarelo: templo ismaelita (Jamatkhana) na Av. Luciano Cordeiro que sobe para a alta
Vermelho: edifício Lau Com Soi, na Av. Gen. Machado, actual Guerra Popular
a primeira avenida paralela e a leste da actual Luthuli

E podemos ver numa foto de cerca de 2010 de www.sulafrica.blogspot.pt tirada mais ou menos na mesma direcção que a de cima, a mesma zona de entrada no Alto-Maé mas com o templo actual, o das duas primeiras fotos:
Edifícios Lau e Aga Khan vistos para noroeste a partir do topo do prédio mBIM na Baixa

Site com perguntas e respostas sobre o ramo ismaelita do Islão. - askismailignosis

Comentários