Edifícios de ângulo ou esquina em Maputo, antiga LM - caso "9" confuso (3/9)

Continuando a série iniciada aqui olharemos agora para o seu caso "9" e segundo o estudo que se pode descarregar daqui este é um edifício de quatro pisos de 1952 que foi projectado pelo Eng. Nuno Prata Dias (aqui a sua residência na Sommerschield). É dito estar na esquina entre as avenidas Kankhomba, antiga Gomes Freire e Nduda, antiga General Botha no que seria o bairro da Polana de Maputo, antiga Lourenço Marques pelo que deveria estar no google maps na esquina do lado de cima (noroeste) do cruzamento. 
Todavia a FOTO 1 mostra o cruzamento de duas avenidas que não parecem estar no mesmo plano horizontal de terreno pelo que desconfio que não seja dessa esquina pois a sua zona é mais ou menos plana. 

FOTO 1
Edifício visto da esquina, o terreno parece descer para o lado esquerdo
 e por isso não seria na Polana
Vejamos outra foto que aparece com a FOTO 1 no mesmo caso "9" do estudo:

FOTO 2
Parece ser um corpo de escadas com o interior protegido do sol 
por grelha ondulada em betão
O edifício da FOTO 1 apareceu no HoM aqui em três fotos completas e é daí claro que não faz parte dele a construção da FOTO 2 (que tinha também aparecido neste artigo mas sem sabermos a que edifício pertencia). 
Temos assim já duas indicações de que haja algum erro na apresentação do caso "9" do estudo e que são reforçadas pelos desenhos nele incluídos e que não me parecem serem na totalidade equivalentes às fotos. Começamos pelo DESENHO 1 que teria sido um esboço do edifício da FOTO 1:

DESENHO 1
Edifício com R/C mais três andares, como o da FOTO 1
Diferenças em relação à FOTO 1 são a cobertura sobre o passeio aqui ter colunas de suporte, a esquina ser mais angular e o desenho das varandas ser diferente mas entende-se a inclusão deste desenho no estudo. Em princípio o corpo de escadas para os pisos superiores seria central na FOTO 1 (e no DESENHO 1 como seu esboço) dado que não aparecem corpos de escada laterais (embora não se consiga confirmar aqui que a porta na esquina do rés do chão fosse mesmo para essas escadas e não para uma loja mas em princípio ...). 
Vejamos então os outros três desenhos que aparecem juntos para esse caso "9" do estudo e que (pelas minhas marcas) parecem ser compatíveis entre eles, faltando então saber se serão compatíveis com as FOTOS 1 e 2 e com o DESENHO 1. 
Nota-se de imediato que os DESENHOS 2 não são compatíveis com a FOTO 1 no que respeita ao número de pisos, embora isso pudesse ter sido alterado depois, e fundamentalmente no que respeita à ausência de varandas. Semelhança é que no DESENHO 2 se trata de um edifício de esquina como o da FOTO 1 (e DESENHO 1 como seu esboço) mas isso não é de admirar muito dado que o estudo é só sobre esses edifícios:

DESENHOS 2
Vermelho: Av. Gomes Freire, actual Kankhomba
Amarelo e laranja: escadas de acesso aos pisos superiores
Como nos DESENHOS 2 aparecem escadas laterais de acesso aos pisos superiores isso significaria que não havia escada central e neste caso temos a certeza porque na planta do rés do chão na esquina do edifício estava uma loja. Suponho eu então que um desse dois corpos de escada em cada uma das extremidades do edifício dos DESENHOS 2 poderá ser o da FOTO 2 e a foto seguinte que vem também do caso "9" do estudo reforça essa ideia:

FOTO 3
Presumo que se vejam topos laterais e traseiras dum edifício de esquina, 
frente da esquina essa que estaria mais à esquerda e para o fundo da foto
A FOTO 3 deve ter sido tirada um pouco para a direita e mais afastado do topo lateral que se via na FOTO 2 e dai não se ver a parte com grelha. Ao fundo da FOTO 3 ver-se-ia o corpo de escadas que fica no extremo do edifício oposto ao do da FOTO 2. Em termos dos DESENHOS 2 o corpo de escadas da FOTO 2 seria então o marcado a laranja e o da FOTO 3 (onde aparece ao fundo e visto pelas traseiras) seria o da marca amarela. Segundo o que está escrito nos DESENHOS 2 as escadas marcadas a amarelo estavam na Av. Gomes Freire, actual Kankhomba. Isto em relação aos DESENHOS 2 e FOTOS 2 e 3. Todavia não vejo relação entre eles e o conjunto da FOTO 1 (e DESENHO 1 como seu esboço) pelo que concluo que no estudo haverá mistura de fotos e de desenhos de dois prédios. 
Assim dos dados antigos ficávamos só a saber que um deste edifícios estava numa esquina da Av. Gomes Freire, actual Kankhomba mas parto do princípio que pelo menos um deles fará esquina com a Av. Nduda como é indicado no estudo embora como disse ao início não me pareça ser o caso do da FOTO 1. Óbviamente seria muito fácil esclarecer estas dúvidas no local mas ...

Comentários