Prosseguindo a série sobre edifícios de ângulo ou esquina em Maputo, antiga LM baseada num estudo do Prof. Arq. Luis Lage e que se pode descarregar daqui temos agora um projecto de 1951 do Eng. Reis Costa, penso que um nome bem conhecido na construção civil na cidade desses tempoos e também co-autor doprojecto que referi aqui nesta mesma série.
A fachada principal deste edifício está virada para a Av. Kankhomba, antiga Gomes Freire e a perpendicular a ela para a Av. Allende, antiga Princesa Patrícia. Daí presumo que no google maps seja a construção que está do lado de cima deste cruzamento mas não se consegue vê-la bem aí.
Fachada principal à esquerda da esquina com um volume arredondado saliente |
Não se percebe bem para que serviria o volume arredondado pois na sua aplicação normal como caixa de escada deveria ter janelas ou grelhas para deixar penetrar / filtrar luz natural para o interior, o que não parece ser aqui o caso. Este volume a meu ver seria também demasiadamente estreito para tal e de facto as escadas parecem estar ao lado onde está uma parede envidraçada, que se vê melhor na foto seguinte e de que no desenho em baixo se vê a porta respectiva no rés do chão.
Fachada principal com volume arredondado saliente, aqui vista de ponto mais afastado da esquina do que na primeira foto |
Agora desenhos originais do edifício com o volume arredondado saliente, que por isso não é acrescento como poderia ter acontecido:
em cima: fachada principal com o volume arredondado saliente em baixo: vista do outro lado da esquina com a fachada principal à esquerda |
Com estes desenhos, nota-se ainda uma alteração significativa que não sei se é antiga ou recente e que aconteceu para a esquerda do volume arredondado pois o compartimento actual (o que terá agora uma varanda protegida por ripas ou grades) é bastante mais largo do que o que estava no desenho de cima.
Comentários