Fotos, aviadores e aviões em 1933 em Lourenço Marques e mais (1/2)

A revista "O Ilustrado" que foi publicada em Lourenço Marques (LM), actual Maputo apresentou em Julho de 1933 a foto aérea seguinte:


FOTO 1
Em LM: barreira da Polana e baía para o fundo em foto tirada de avião de asa baixa
Em LM tal avenida com um separador central e passeios largos e arborizados só pode ser a Av. 24 de Julho. Quanto ao local mais exacto, a foto é pouco visível mas dá para reconhecer um edifício do lado direito = sul e a partir daí identificar o resto,

FOTO 1 com marcas
Verde claro: Av. 24 de Julho
Laranja claro: Av. Pinheiro Chagas, actual Mondlane
Azul claro: Av. Afonso de Allbuquerque, actual Touré
Castanho claro: Rua do Telégrafo, depois Gen. Botha actual Nduda
Vermelho: antigo Liceu 5 de Outubro, depois Escola Comercial
Laranja: laboratório do Liceu, ainda existe no meio dos de 1972
Azul normal na foto:
 parece um estádio desportivo
 mas não me lembro
 de ouvir falar de tal por isso é ilusão de óptica
A revista mostra o avião que tirou a foto de cima e sendo isto em 1933 ele tinha aterrado no aeródromo da Carreira de Tiro de que falámos já bastante em artigos anteriores

FOTO 2
Legenda original: Junkers W34  ZS-AEB chegou a LM a 27 de Julho
vindo de Durban tripulado pelo major Miller
(Em LM)
Podemos ver no site hugo junkers que o ZS-AEB da FOTO 2 era da versão "fi" (J2375 W34 fi - Pratt & Whitney or BMW built 405 kW Hornet; wingspan 18.48 m, length 10.27 m, speed 260 km/h. The aircraft had an enclosed cockpit and low-pressure tires). Esse monomotor foi produzido na Alemanha em Junho de 1933 e por isso o referido Major Miller devia andar a testá-lo no final de Julho de 1933. 
Como podemos ver no artigo seguinte esse piloto anglo-sul africano foi personagem influentíssima na gestação da aviação comercial na África Austral como que é detalhado no livro Encyclopedia of African Airlines de Ben R. Guttery. Na altura destas fotos Miller era proprietário da companhia Union Airways, a única voando nesses tempos no seu pais, e cujo nome poderia estar escrito na fuselagem por cima da asa pelo que na FOTO 2 estaria tapado por ela. 
Podemos ver isso na foto seguinte tirada a um avião dessa companhia e do mesmo modelo, monomotor W.34, num aeroporto sul-africano. Por coincidência esse tinha o registo a seguir ao do que esteve em LM:


FOTO 3
Junkers W.34 da Union Airways ZS-AEC vendo-se na asa a posição da 
segunda parte da matrícula equivalente à do ZS-AEB da FOTO 1
No site hugo junkers existe uma boa foto de um W.34 que parece de versão semelhante aos das FOTOS 2 e 3 permitindo observar-lhe melhor alguns pormenores:


FOTO 4
Junkers W34 da Lufthansa provávelmente na Alemanha
Voltamos suponho que à África do Sul na foto seguinte que vem do site sul africano ATOM SITE FOR DRISA:


FOTO 5
Junkers W.34 da South African Airways, pode ter sido anteriormente da Union
Pode ver-se nestas fotos que o W.34 tinha motor radial por isso largo e curto pelo que a parte da fuselagem do avião à frente do cockpit era mais curta do que se estivesse equipado com motor de cilindros em linha. Mas como consequência disso a visibilidade para a frente dos seus pilotos era fraca mesmo tendo a "canopy" sido puxada para o alto da carlinga como se vê nas fotos, 
Outra foto de "O Ilustrado" sobre a passagem por LM do ZS-AEB e tirada frente ao motor radial do avião: 

FOTO 6
Em LM: Major Miller, mecânico e passageira depois da aterragem
O site hugo junkers e o livro de Ben R. Guttery "Encyclopedia of African Airlines" (ver no google  aqui) dizem que este ZS-AEB que esteve em LM se despenhou em Dezembro de 1933 vitimando os dois tripulantes (nenhum deles era Miller) e 3 passageiros. Será por ter tido vida tão curta que não encontro na net mais fotos dele e por isso pelo menos esta FOTO 2 ficará disponível para o futuro. 
Noto que o referido livro diz aqui duas vezes na mesma página que o ZS-AEB era um Junkers F.13 de que se pode ver aqui um modelo da Union Airways. Uma diferença notória era o F.13 ter a porta "triangular" e sobre a asa enquanto que o W.34 tinha-a rectangular e atrás da asa como se vê nas FOTOS 2, 3 e 4 pelo que parece que "O Ilustrado" neste ponto tinha razão.
Tema continua no artigo seguinte.

Comentários