Stiloguedes - CVIII (108) - possível projecto, residência na Av. Neto perto do Hospital

As fotos e dados para este edifício vêm do estudo do Prof. Arq. Luis Lage sobre edifícios de ângulo ou esquina em Maputo, antiga Lourenço Marques (LM) de que falamos antes. 
Nesse estudo este é o caso número 5 e é apresentado como sendo projecto do Arq. Miranda Guedes. Mas como em LM houve dois conhecidos arquitectos com esses dois apelidos, Marcos Miranda Guedes e Amâncio de Miranda Guedes mais conhecido por Pancho Guedes, essa informação é pouco clara e começa a rodar o carrossel de dúvidas ...
Olhando para a data de execução dita ser 1952, parece-me que o mais provável seria que fosse de Pancho Guedes. Nesse ano, este estava já a projectar em LM (Colégio dos Irmãos MaristasGeminadas Matos Ribeiro e alguns outros) mas presumo que pedindo a colegas para assinar porque não tinha ainda recebido a equivalência portuguesa ao diploma de arquitectura tirado na África do Sul. Quanto a Marcos Miranda Guedes (MMG) ele só aparece com trabalho em LM a partir de 1954 tratando-se do acompanhamento da construção do edifício sede do BNU, que penso de facto começou mais tarde. Os primeiros projectos de sua autoria em LM foram em 1958, os prédios Kakoobhai / COOP Ronil por isso dá ideia que MMG em 1952 estava ainda em Portugal Continental. 
Olhando para o estilo este edifício, hibrido de modernista com "português suave", não parece muito de Pancho Guedes mas estando ele no início da carreira talvez procurasse ainda o seu caminho na parte artística e profissional. De Marcos Miranda Guedes não conheço projectos de residência que possa comparar com este embora tenha feito pelo menos três em LM segundo a lista na wikipedia.

FOTO 1 
Vista da fachada principal da residência na Av. Neto, antiga 31 de Janeiro
 FOTO 2
Vista da mesma fachada principal, um pouco mais para a esquerda = oeste.
Para nos localizarmos vê-se à direita da FOTO 2 o portão da entrada para pessoas que na FOTO 1 está e também aberto à esquerda.
Na foto seguinte vamos um pouco mais para oeste na Av. Neto e vemos a residência de esquina a partir do entroncamento com a Rua Sirti:

 FOTO 3
Verde claro: Rua Sirti, antiga Marechal Gomes da Costa. Deste aparece
 a parede a oeste da garagem e que se vê coberta de pedra
Laranja claro: Av. Neto, antiga 31 de Jan, da fachada principal 
Azul escuro: prédio alto ao fundo visto mais do lado sul. Já se via na FOTO 2 
e fica na Rua João Belo perto do cruzamento com Av. Tung
De notar que Pancho Guedes usou pedra como elemento decorativo em diversos projectos e isso pode ser mais um indicador de que este seja dele, embora a pedra mais comum  nesses casos tivesse sido seixos.
Nas listas escritas de projectos de Pancho Guedes não aparece este claramente identificado, inclusivé na que foi produzida pelo Consulado Português em Maputo em 2010 por uma equipa em que penso o Arq. Luis Lage de quem é o estudo que nos trás a esta residência foi preponderante. Parece que essa equipa produziu também um mapa de localizações mas ao fim de uns anos para mim continua "MIA - Desaparecido em Acção". Daí mapas de projectos associados a Pancho Guedes conheço dois que mostro a seguir para a zona da cidade em questão. À esquerda está o mapa feito por Pancho Guedes para as suas visitas observarem na cidade (que como já disse parece-me que não era exclusivamente de projectos seus) e à direita o mapa do livro Guedesburgo de Miguel Santiago.

Mapas de PROJECTOS DE PANCHO GUEDES
Azul: localização efectiva da residência das FOTOS 1 a 3
Vermelho: projectos mais próximos dela nos dois mapas
Laranja claro: Av. Neto, antiga 31 de Janeiro
Verde claro: Rua Sirti, antiga Marechal Gomes da Costa
Azul claro: Av. Cabral, antiga Pero de Alenquer
Rosa: Av. Kankhomba, antiga Gomes Freire
Castanho claro: Av. Allende, antiga Princesa Patrícia
Verde claro: Rua Sirti, antiga Marechal Gomes da Costa
H: canto a noroeste do recinto do Hospital Central
Como se pode ver nos dois mapas há projectos marcados nas proximidades mas nenhum onde esta residência efectivamente se localiza. Noto ainda que os projectos mais próximos nas duas plantas também não coincidem o que mostra a confusão reinante no assunto mas enfim. 
Agora parte dos desenhos que são mostrados no estudo e onde o nome do arquitecto deve estar claro mas não se vê aqui. Noto que as letras maiúsculas são do tipo que PG desenhava mas ...

PLANOS da RESIDÊNCIA
em cima: vista da Rua Sirti. Em primeiro plano a parede 
a oeste da garagem coberta em pedra
em baixo: vista da fachada principal a partir da Av. Neto
com a entrada da referida garagem à esquerda
As FOTOS 1 a 3 serão de cerca de 2006. Procurando no Google Earth vê-se que o edifíco existente no local mantém alguma da planta original particularmente a zona curva envidraçada à direita da porta de entrada, mas comparando-o com as imagens do passado vê-se que a disposição dos telhados foi completamente alterada pelo que pode não ser agora fácilmente reconhecível:

FOTO 4
Preto: edifício actual, parece-me que foi lhe foi acrescentado um segundo piso
 e daí os telhados alterados
Cinzento: até 2012 o edifício estaria no estado original
 e tal como tinha sido fotografado em 2006
Azul escuro: prédio alto no quarteirão que se via na FOTO 3 à esquerda, 
aparece aqui na primeira foto com a Rua Sirti para a direita
Cores nas ruas: como nos mapas em cima

Comentários