Na lista dos projectos de Pancho Guedes (PG) do Consulado de Portugal em Maputo de 2010 há mais trabalhos classificados na categoria "algumas pechinchas num estilo mato tropical" para Chicumbane do que os dois mostrados nos artigos anteriores. Trata-se dos projectos de casas para missionário de 1963, 1964 e 1966, de casas geminadas para professores de 1964 e da ampliação da casa do médico missionário de 1967
No flickr de PG e sob o título "casa dos professores e missionário" aparecem as fotos seguintes que parecem ser de vários edifícios, pelo que podem ser relativas a esses projectos. Na lista de 2010 aparecem ainda as oficinas, projectadas em 1968, que não sei se estarão aqui incluídas ou não. Estas instalações deviam pertencer à Missão Suíça, actual Igreja Presbiteriana.
FOTO 1
Fachada principal de casa vista a 45 graus |
FOTO 2
Casa do mesmo tipo da de cima. |
À frente da casa da FOTO 2 está vegetação diferente da da FOTO 1 por isso e princípio não é a mesma. Como há várias podiam estão ser estas as casas para missionário(s) da lista.
Agora uma casa com a fachada principal parecida com as de cima mas com mais profundidade que a da FOTO 1:
FOTO 3
Casa com chaminé dupla alta perto duma das esquinas |
Na FOTO 4 penso que se vê o mesmo edifício da FOTO 3, mas depois de rodarmos uns 90 graus para a esquerda.
FOTO 4
Fachada principal como na FOTO 3 e ao fundo a mesma chaminé perto da esquina da fachada oposta |
FOTO 5
Casa grande em Chicumbane projectada por PG em estilo moderno tropical
E por último outra casa que no flickr de PG está na pasta de Chicumbane mas por exemplo cuja chaminé é diferente da(s) que se via(m) nas FOTOS 4 e 5 e por isso não consigo relacionar com as casas vistas anteriormente nessa localidade / missão:
FOTO 6
Encontramos então aqui mais alguns edifícios projectados por Pancho Guedes e pouco conhecidos com bom aspecto e no estilo moderno tropical. Por exemplo o edifício da FOTO 5 não ficaria mal se na mesma época tivese sido construído num terreno da Sommerschield, em Lourenço Marques, actual Maputo para uma família de classe média-alta e contrasta por isso com o tipo de construção mais elementar adoptado para Antioquia e que vimos aqui.
|
Comentários