Fotos da DRISA de LM, actual Maputo - aeroporto de Mavalane c. 1945 e Junkers Ju.52 (2/2)

Continuo o artigo anterior com fotos do site da DRISA (Digital Railway Images of South Africa) e doutras fontes e relativas à aerogare de Mavalane de que falámos já em muitos artigos e que foi inaugurada em Novembro de 1940.

FOTO 1 da DRISA
Trimotor Junkers na placa vendo-se um pouco da torre de controle à direita

A FOTO 1 foi tirada no caminho de acesso à sala operacional da torre de controle pois vê-se num piso inferior o guarda corpo arredondado do terraço do primeiro piso da aerogare e que era acessível ao público como se pode ver na foto seguinte:

FOTO 2
Traseira da aerogare com pessoas na varanda do primeiro piso

Pode-se confirmar na lista da frota da DETA do site voandoemmoçambique (VeM) que o CR-AAK da FOTO 1 era um avião dessa companhia baptizado Quelimane de marca e modelo Junkers Ju.52/3m (3 motores), MSN 5967 e que foi fornecido em 1938 e desmantelado em 1964.
Podemos vê-lo numa foto de Connie Heggblom pousado numa pista no "mato" em Moçambique em foto de 1953 do site VeM (a colecção completa com as referências de origem pode ser vista no site airliners):

FOTO 3 do VeM
Junkers Ju.52 Quelimane CR-AAK da DETA em 30.11.1953

No medalhão coloco parte doutra foto de Connie Heggblom cujo filho John dizia que era duma pista da Gulf Oil, companhia petrolífera para quem o pai trabalhava, e construida para acesso a uns poços. John alvitrou pelo que se recordava que fosse em Pemba mas podia ser em Pande onde havia pesquisas petrolíferas e é palavra parecida com Pemba.
O site da DRISA tem outra foto que suponho seja no aeroporto de Mavalane e dum Junkers (fuselagem característica com o exterior em chapa metálica ondulada) que se chamaria Lourenço Marques. Vendo de novo a lista com a frota da DETA do VeM podemos acrescentar-lhe a legenda:

FOTO 4 da DRISA
CR-AAJ Junkers Ju.52/3m 5962 LOURENÇO MARQUES de 1938 da DETA

Esse avião em 1950 foi forçado a aterrar na Lagoa Pati perto da Manhiça ao voar da Beira para LM. Da perícia do comandante valeu não ter havido vítimas mortais mas o aparelho deve ter sofrido danos estruturais e daí ter sido desmantelado. Podemos ver no VeM a reportagem feita pelo jornal NotÍcias sobre o acidente e revelando dum lado cidadãos prestáveis e altruístas e doutro um sujeito extremamente egoista.
Finaliso com outro foto de Connie Heggblom nos anos 50 ainda do site voandoemmoçambique


FOTO 5 do VeM
No interior dum dos Junkers Ju.52 da DETA

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