Príncipe Real em LM em 1907 - Baixa engalanada para o cortejo (2/2)

Continuo com fotos do site da DRISA (Digital Railway Images of South Africa) e respeitantes à visita que o Príncipe Real (PR) de Portugal, D. Luís Filipe de Bragança fez a a Lourenço Marques (LM), actual Maputo a partir de 29 de Julho de 1907.
No artigo anterior vimos o arco da Av. Teixeira de Souza, via que deixou de ter uso civil e ficava junto ao cais e vimos neste artigo outros arcos comemorativos instalados para a sua visita e cortejo pelas ruas da Baixa da cidade.
O arco que aparece na FOTO 1 que é inédita no HoM apareceu neste artigo em foto ligeiramente diferente desta e tinha aí sido localizado mas vamos refazer esse exercício. 

FOTO 1
Arco que na cidade actual estaria atravessado na Av. 25 de Setembro 
em frente ao Hotel Turismo. 
Para o fundo da FOTO 1 seria o lado da Ponta Vermelha mas nessa altura a avenida terminava aproximadamente em frente a onde agora está o Teatro Avenida. Deve ser por isso que ao fundo da foto se vê vegetação a qual devia estar plantada antes da praia da enseada da Maxaquene. Essa só foi aterrada a partir de 1915 enquanto que estas fotos são de 1907.
Vamos agora comparar o lado direito da FOTO 1 com outra desse local e onde estava o edifício que depois foi dos Tabacos George e agora está o hotel.

MONTAGEM 1
à esquerda: parte da FOTO 1 com as preparações para a visita do PR
à direita: outra foto da mesma zona
verde claro: tábua colocada nas duas fotos contra a árvore para impedir 
que ela se entortasse para o lado da avenida
outras cores: mais pormenores equivalentes nas duas fotos
Confirma-se assim que a FOTO 1 e a outra da montagem são do mesmo local e mais ou menos da mesma altura e por isso que o arco esteve mesmo aí
Como disse antes o PR viajou de LM a 16 de Agosto de 1907 ou no dia seguinte de combóio para Pretória iniciando por aí uma visita oficial à África do Sul.

FOTO 2
Antes da partida do combóio sul-africano que transportou o PR para Pretória
À direita / frente da locomotiva está a bandeira de Portugal durante a monarquia portuguesa (liberal), metade azul e metade branca com o símbolo ao meio. À sua esquerda do lado da cabine está uma bandeira, formada em parte pela Union Jack com o resto que parecia ser de cor uniforme, que não sei do que seria. Vê-se aqui várias bandeiras históricas da RSA mas para o período que seria relevante para a FOTO 2, de 1902 a 1910, não as mostram. Podia ser esta bandeira que esteve em vigor pós 1910 se a parte restante fosse vermelha mas não me parece que fosse dado que era diferente da cruz vermelha na Union Jack.
Colorindo a FOTO 2 com colorizeSG:


FOTO 2 versão "colorida"
Colorido informáticamente
E já agora aplicando à primeira foto.

FOTO 1 versão "colorida"
Colorido informáticamente. 
Na FOTO 1 de referir ainda que se viam alguns participantes do grande batuque caminhando com os tambores à esquerda = norte mas aparentemente afastando-se do coração do cortejo. Teria ele já terminado ao tempo desta foto?

Comentários