Como disse no artigo anterior há tempos estiveram à venda num site especializado quatro fotos da visita do Príncipe Real a Moçambique em 1907 e esta era a que eu não conhecia.
Príncipe Real a passar para a embarcação de nome ?O de LACERDA em 1907 |
De facto não sei se esta foto foi tirada em Lourenço Marques (LM), actual Maputo ou na Beira pois os fotógrafos Lazarus acompanharam também a visita da comitiva vinda de Lisboa à região centro de Moçambique.
Sobre a embarcação que podia ser um rebocador a vapor não tenho informação mas procurando na net o seu nome completo devia ser HUGO de LACERDA homenageando um Engenheiro Hidrográfico que em LM esteve ligado ao porto e estudos na baía (ver aqui)
Hugo de Lacerda (1860-1944), de nome completo Hugo Carvalho De Lacerda Castelo Branco (na informação aqui não entendo como nasceu em 1860 se o pai morreu em 1821 mas...) foi oficial da Armada Portuguesa e autor do livro "Alumiamento e Balisagem da Bahia de Lourenço Marques" e terá escrito outro livro chamado "O Porto de Lourenço Marques". O seu nome aparece como responsável principal no mapa de 1904 que temos usado em muitos artigos e cujo cabeçalho é o seguinte.
Hugo Lacerda e plano hidrográfico para o Porto de Lourenço Marques |
Diz-se no FB Armada no Coração que "Hugo de Lacerda (1860-1944) foi um ilustre hidrógrafo (ver planos em Portugal) que se notabilizou em Moçambique onde, entre outros cargos, foi Inspector de Obras Públicas, Chefe dos Serviços da Marinha (1908) e organizou os serviços do porto de Lourenço Marques". Neste livro diz-se que Hugo de Lacerda e a Comissão de Melhoramentos do Porto propuseram instalar o Observatório Meteorológico e como vimos aqui foi o seu primeiro director e que em 1912 fez um estudo para a organização dum serviço de faróis em Moçambique.
Com estas datas acho um tanto cedo que o seu nome tivesse sido dado a um navio em 1907 mas não encontro outra explicação para tal. O nome Lacerda aparece ainda referido na informação geográfica sobre a baía, por exemplo aqui sobre a colocação dos seus sinais de navegação de que também falei neste artigo.
Um navio hidrográfico com o seu nome (NRP ou NH Almirante Lacerda) que prestou serviço nas costas de Moçambique desde 1947 foi entreque por Portugal ao novo país aquando da independência em 1975.
Segundo um leitor este navio científico operado pela Armada Portuguesa estava normalmente acostado na ponte-cais Gorjão, na sua extremidade mais a leste, o que se pode comprovar com a foto seguinte:
Almirante Hugo de Lacerda a prestar serviço em Macau em fase mais adiantada de vida |
Segundo um leitor este navio científico operado pela Armada Portuguesa estava normalmente acostado na ponte-cais Gorjão, na sua extremidade mais a leste, o que se pode comprovar com a foto seguinte:
Navio Hidrográfico Hugo de Lacerda acostado no lado exterior da Doca da Capitania em Lourenço Marques nos anos 60 |
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