Bilhetes carta e postais de Moçambique dos anos 40/50 (2/2)

Tinhamos visto neste artigo alguns bilhetes carta à venda no site picclick e com fotos da época de Lourenço Marques, actual Maputo. 
Apareceram agora de novo no site delcampe.net à venda bilhetes postais de Moçambique à primeira vista com o mesmo objectivo dos bilhetes carta. A grande diferença parece ser que os bilhetes postais que são em cartão e deixavam a missiva (o texto que se queria enviar) à vista enquanto que os bilhetes carta eram em papel e a missiva podia ser resguardada colando-se as extremidades. 
Por outro lado a diferença dos bilhetes postais que aqui veremos para os normais postais de correio é que os primeiros eram vendidos com o selo estampado enquanto para os segundos ele tinha de ser comprado ou franquiado na máquina separadamente.
Como para os bilhetes vistos antes, estes também não têm grande novidade quanto ao que mostram da cidade tanto que me parece que a maioria das fotos é conhecida, mas o seu conjunto é interessante e representativo dos seus pontos de maior interesse histórico, arquitectónico e paisagístico:


Imagens de bilhetes postais de Moçambique, 
relativas a Lourenço Marques
Fotos nos bilhetes postais e o selo integrado no canto inferior direito

Vemos então a Câmara Municipal de 1947, a praça 7 de Março com o Clube Inglês e o Banco Standard. o prédio Fonte Azul de c. de 1944, a Praça Mousinho de 1940 com a catedral de 1944 ao fundo, a sede do Clube Ferroviário de 1943 e a estação dos correios no selo. Daqui pode concluir-se que estes bilhetes postais são de 1947 ou posteriores. Essa é a mesma conclusão a que tinhamos chegado no artigo anterior, de facto porque lá havia outra foto da Câmara Municipal que se conclui era o edifício mais moderno deste grande conjunto.
No artigo anterior tinhamos visto um bilhete carta completo, aqui vamos ver um bilhete postal:

Bilhete postal: aspectos do porto (doca dos pescadores)
O segundo anúncio no delcampe.net, para além dos bilhetes postais de cima tem mais bilhetes carta postos à venda. São todos da mesma editora Bertrand de Lisboa e terão sido feitos mais ou menos na mesma altura que os anteriores.

Imagens de bilhetes carta de Moçambique, 
relativas a Lourenço Marques
Trecho da Av. da República, com a Casa Coimbra de 1940
  Maternidade / dispensário indígena do hospital, de 1937/38

Comentários