Novo livro "Photographos Pioneiros de Moçambique" de Paulo Azevedo: capa |
Paulo Azevedo, um autor luso-moçambicano, através da editora Glaciar acaba de publicar o livro "Photographos Pioneiros de Moçambique" que é o resultado de árduo e apaixonado esforço realizado nos últimos sete anos.
Paulo Azevedo tem-se dedicado à procura em arquivos fotográficos, livros, listas comerciais, anúncios publicitários, fotos e jornais da época, tanto de Moçambique como de Portugal e de outros paises, de tudo o que se relacione com os fotógrafos do território africano dos finais do século XIX ao início do século XX. Para esta obra contactou ainda académicos, familiares dos fotógrafos, conhecedores do tema e colecionadores para confirmar, aprofundar e expandir a informação que veio a usar para a sua preparação e para o que seleccionou publicar.
Com este trabalho consegue identificar e apresentar-nos fotógrafos préviamente desconhecidos e dar-nos nova informação sobre os que têm a obra mais relevante, tanto em quantidade como em qualidade. O livro apresenta assim as biografias pessoais e profissionais por exemplo de Manuel Romão Pereira e dos Irmãos Lazarus mas também de Hily, J. Wexelsen, Sid Hocking e de Inácio da Piedade Pó. Descreve também o contexto político, social, económico em que eles se desenvolveram profissionalmente e que os afectou, nalguns casos motivando as suas deslocações entre cidades e países.
O livro apresenta algumas fotografias inéditas para o grande público que provém ou da colecção pessoal do autor ou de colecções privadas.
O autor é um bom escriba e o livro é informativo sem ser "pesado" e a sua edição e impressão são cuidadas.
Em suma, a obra é um trabalho profundo e competente que vivamente recomendo para quem esteja interessado nos primeiros passos da fotografia em Moçambique e na sua ligação ao contexto histórico e social desse território, bem como aos amantes da fotografia antiga em geral.
O livro para já está disponível em três conhecidos sites portugueses com preço de lançamento abordável pelas seguintes ligações / links:
BertrandWook
FNAC
Contra-capa do novo livro de Paulo Azevedo |
Comentários