Secretaria Geral do Governo, Ponta Vermelha (2/2)

Voltamos ao edifício da Secretaria Geral do Governo no quarteirão em frente ao Governo -Geral (GG) e Palácio do Governador (aqui na primeira fase) na Ponta Vermelha, de Lourenço Marques, actual Maputo e que foi demolido nos anos 40 ou depois. 

FOTOS 1

Fachada principal para a Av Mariano Machado. 
Fazia esquina do lado de lá com a Rua de Chaimite

Agora duas fotos tiradas da referida avenida Mariano Machado, depois Bartolomeu Dias, agora M. de Mueda e em que se vê o edifício da Secretaria ao longe e bem revelado pela sua torre com telhado ponteagudo.
Primeiro num postal que esteve à venda no site delcampe.net com vista para leste - sudeste e que pela bandeira azul e branca hasteada num edifício se vê ser foto anterior à instauração da República de 1910:

FOTO 2
à esquerda, depois do entroncamento da rua do G-G: edifício do Gabinete
 do Governador e Conselho do Governo
à direita, mais ao fundo: Secretaria Geral do Governo

À esquerda, do lado digamos norte da Av. Mariano Machado vê-se a linha de alimentação do carro eléctrico sendo o par de carris no solo menos visíveis.
A foto seguinte que já conhecemos, foi tirada uns 300 metros para a frente do local da FOTO 1, que dizer para lá do edifício lá da Secretaria e na direcção / sentido oposto ao dela, quer dizer para Oeste - Noroeste. A linha de alimentação do carro eléctrico aparece do lado oposto ao da FOTO 2, o que significa que não houve mudança de lado da linha na rua entre as posições das duas fotos, o que já se tinha observado no artigo anterior

FOTO 3
à esquerda para o fundo: Secretaria Geral do Governo,
vista mais do lado da Rua de Chaimite
À esquerda mas não sei se antes ou depois do muro que está aí, devia aparecer o entroncamento da Rua de Coolela. Mais para a frente nesse quarteirão desse lado e até à rua de Chaimite, agora Mara devia estar a casa do chefe de gabinete do Governador onde o Presidente Kruger da ZAR esteve alojado em 1900 e que foi também tribunal e que se viu aqui e aqui - ver a zona aqui agora.

Comentários