Edifício em esquina em LM: DB Agency c. 1929 (2/2)

Correcção de erro antigo de localização no HoM e nova informação sobre a firma .
As duas fotos seguintes de Santos Rufino (SR) aparecem numa só página dum dos seus álbuns (University of Florida). As suas legendas eram (adaptando): Escritórios da Delagoa Bay Agency Co., Garagem Chrysler e depósito de alfaias agricolas da Delagoa Bay Agency Co. e pela garagem penso que leas se podem relacionar bem com as fotos.
Num anúncio da D.B. Agency que SR também publicou - ver ao fundo - não era mencionada a morada da firma na cidade de Lourenço Marques (LM), actual Maputo pelo que olharemos com atenção para as fotos:


FOTO A
"Escritórios da Delagoa Bay Agency"
FOTO B
"Garagem Chrysler e depósito de alfaias agricolas"

Vejamos o que está para a esquerda da FOTO A.


Pormenor da FOTO A à esquerda
Vê-se escrito BAY xGENCY Co Ltd

O que se vê em cima coincide com a letras da FOTO B para a direita da esquina mais próxima, como se pode confirmar também pela posição das letras e pelas portas e janelas. Então as duas fotos mostram os mesmo dois edificios mas vistos de posições diferentes.
Vamos agora ver outro pormenor da FOTO A onde está uma placa com o nome da rua:


Pormenor da FOTO A à direita - clique para aumentar
RUA em cima e ARAUJO em baixo


Para a direita da FOTO A (escritórios da D.B.) segue então a Rua Araújo pelo que podemos dizer que a localização do conjunto é: 


DIAGRAMA para as FOTOS A e B 
Garagem     -           Escritório
Seta verde: entrada à esquerda da FOTO B


O edifício dos escritórios em primeiro plano na FOTO A é rectangular. Tem três portas no primeiro e três janelas no segundo piso segundo de um lado e cinco do lado maior que está virado para a Rua Araújo. Podemos compará-lo com o que se via no artigo anterior e que ficava na esquina a sudoeste da rua Araújo com a actual da Mesquita e era da Hansen-Schrader (HS) segundo a legenda orginal


Comparação da FOTO A com a do artigo anterior - clique para aumentar
Semelhanças e diferenças principais

O que se vê é que os dois edifícios estão na mesma posição em relação à Rua Araújo e que estruturalmente são idênticos. Notam-se algumas diferenças mas podem ter aparecido nos quase 30 anos que terão decorrido entre as fotos. As principais são que se colocaram mais colunas a sustentar a varanda reforçando os esquadros anteriores e que se abriram portas onde estavam janelas e vice-versa, mas essas aberturas estão na mesma posição nos dois casos. Podia-se dar ainda o caso de serem dois prédios pré-fabricados de modelo muito semelhante e instalados em duas esquinas semelhantes da rua Araújo mas como o prédio térreo para a direita na rua Araújo era o mesmo nas duas fotos (o das marcas "roxa" e "branca") pode-se excluir essa possibilidade.
Então conclui-se que nas FOTOS A (em primeiro plano) e B (em segundo plano) deste artigo se via o mesmo prédio da fotos de 1901 o qual estava neste quarteirão à esquerda = oeste da Rua da Mesquita e entre a Rua Araújo, actual Bagamoyo. A rua da seta "verde" no DIAGRAMA seria então a 18 de Maio, actual M. de Inhaminga, isto é não seria uma entrada para as traseiras da garagem como podia parecer à primeira vista.
As dúvidas que restem ainda podem ser eliminadas com a foto seguinte de Mary Meader de 1937:


Vista aérea da Baixa para norte
Azul: Garagem da DB Agency
   Vermelho: Escritório da DB Agency
Verde: rua 18 / 28 de Maio. actual M. de Inhaminga
Laranja claro: Rua Araújo, actual de Bagamoyo
Rosa: Rua Ferrer, depois Salazar, actual da Mesquita

Tudo isto joga certo porque esses dois prédios "azul" e "vermelho" foram depois demolidos e no lugar deles foi construido, em 1954, um único projectado por Pancho Guedes precisamente para a Delagoa Bay Agency 
Aparece informação relacionando as firmas Delagoa Bay Agency e Hansen-Schrader (HS, a que estava no edifício de primeiro andar em 1901)  numa decisão do Tribunal Supremo da África do Sul de 1905 (ver aqui) a respeito de uma queixa dum antigo gerente desta. Numa leitura superficial vejo que a firma "Hansen and Schrader" era de Port Elizabeth e tinha escritórios ou estabelecimentos em Londres, LM e noutros locais. Diz também que a H-S encerrou o negócio em LM em outubro de 1901 e que a propriedade (suponho o terreno e o prédio onde tinha a loja) foi vendida por £20.000 (ou valia isso mas só foi vendida por £6.000?) e talvez à "Delagoa Bay Agency Company" pois está lá "he had never seen the document of lease between Hansen and Schrader and the Delagoa Bay Agency Company". Fala-se também duma "foreshore concession" que não sei bem o que seria mas o sr. Hansen esclareceu que "he received no consideration in money from the Delagoa Bay Agency Co. for the foreshore concession. It all went in as part of the £20,000. His firm was as a matter of fact a sub-tenant of the Agency Company", o que quer dizer que havia certa ligação entre as firmas anterior à transação da propriedade que vimos aqui. 
Dizia-se ainda que a H-S tinha "interesses" em LM na "The Lourenço Marques Boating Company", era agente de companhias de seguros e da Milner Safe Agency e na África do Sul tinha uma posição na Douglas Colliery e note-se que eram estes negócios alguns dos que apareciam na fachada lateral a oeste do prédio em LM que vimos aqui. Isto leva então a crer que a Delagoa Bay Agency, que não sei quando foi estabelecida, deve ter comprado em 1901 as propriedades e negócios da H-S pelo quando a FOTO 1 do artigo anterior foi tirada estava-se já nos últimos tempos de actividade da firma em LM.

PS: Noto ainda que na sessão do tribunal sobre a H-S falaram também dum "assunto de Lisboa" em 1893 que tinha a ver com o governo da ZAR. Parece interessante mas não se percebe o que teria sido. 

Anúncio da D.B. Agency (daqui) em 1929:
Delagoa Bay Agency, principalmente agente de cargas, descargas,
 expedições e navegação

Comentários