Edifícios modernistas de Maputo em 2020 no FB Cidade de Maputo (2/3)

Continuando o que vimos no artigo anterior, mais fotos tiradas recentemente por José Sá e publicadas no grupo de FB Cidade de Maputo e que são aqui reproduzidas com a devida vénia.
Moradia modernista com duas residências na Malhangalene

Esta espectacular moradia é novidade no HoM o que indica que haverá ainda algumas "pepitas" dentro do estilo modernista de arquitectura dos anos 40 e 50, do tempo da antiga Lourenço Marques, a descobrir em Maputo. Repare-se no pormenor das finas placas em betão armado a cobrir a escadaria, por isso elas próprias colocadas em escadinha. Outra grande placa cobre o acesso do edifício ao portão exterior, pena é que do lado esquerdo os tapumes altos não permitam ter vista melhor. 
Agora um prédio de apartamentos no estilo modernista com linhas horizontais bem vincadas e com os topos em estilo streamline ou arredondado. Outra foto sua está já algures no HoM mas não o encontro.
Edifício dos anos 40 /50 de Lourenço Marques, actual Maputo

A última foto é duma residência que já conhecemos bem e que pode ser encontrada no HoM a partir do número 578 da porta,  
 Residência na Av. de Maguiguana, antiga Latino Coelho
do lado norte da rua com corpo avançado arredondado

Vimos num artigo sobre ela que tinha estado em muito mau estado de conservação, que em 2011/12 tinha sido recuperada e vê-se que agora se mantém razoávelmente conservada. A preservação do exterior também parece boa notando-se simplesmente grades no rés do chão.

Comentários