Cargueiro African Planet em LM em 1961 e a Farrell Lines

Continuamos com as fabulosas fotos reproduzidas do site da Universidade de Wisconsin Milwaukee (UW-M), cujo autor é Harrison Forman, são dos primeiros meses de 1961 e fazem parte do arquivo da American Geographical Society Library. 

Veremos aqui mais duas do porto de Lourenço Marques, actual Maputo com o navio cargueiro African Planet com a proa virada para oeste = poente.


FOTOS 1 e 2
African Planet em 1961, fotos de Harrison Forman


Aqui lê-se que a companhia deste navio era a Farrell Lines que é assim descrita: "It was a passenger line and cargo line in regular service from New York City to South Africa stopping at Cape Town, Port Elizabeth, Durban and Lourenço Marques (Maputo) in Mozambique. The ships were well-appointed and carried about 180 passengers". No entanto sobre o African Planet a informação que encontro é confusa dado parecer ter havido outros navios com o mesmo nome (shiplist).
Embora nas fotos de cima pareça ser um cargueiro puro, na foto mais completa do site shipspotting parece ser misto porque se vê melhor do meio para tras.

FOTO 3
Cargueiro African Planet da Farrell Lines


Não há dúvida de que é o mesmo navio dado que o pórtico dianteiro com os monta-cargas e o pau de bandeira por cima são iguais aos da FOTO 2.
Podemos ver pormenores na FOTO 1 que identificam a companhia e o país do porto.


MONTAGEM
Bandeira da Farrell Lines pintada na proa e a do
 país do porto (Portugal) içada no pórtico à frente
Gráficamente são estes a bandeira e logo actualizados da companhia:

IMAGENS 1
Bandeira e logo da Farrell Lines actualmente
em linha com o desenho de 1961


O artigo da wikipedia sobre o histórico da companhia diz que a predecessora da Farrell, a ASAL, depois do fim da segunda grande guerra era "main U.S. flag and passenger service between Africa and the United States". Em 1948 sendo uma companhia familiar mudou o nome para Farrell Lines e continuou a crescer organicamente e por aquisições até 1978 tendo-se tornado uma das companhia americanas de navegação de topo mas entrou em declinio depois e foi vendida, já muito reduzida, em 2000. 
Diz o site actual da companhia que foi revitalizada em 2010 pelo proprietário actual, a Maersk, mas sómente com quatro navios de carga roll-on / roll-off ou seja para veículos a serem conduzidos normalmente. A companhia actual é por isso pouco mais que herdeira dum nome prestigiado do passado.
Aqui uma publicidade da companhia para a linha de África presumo que de entre os anos 50 e 60:

IMAGEM 2
Visite a África austral com a companhia de navegação Farrell

Comentários