Umbeluzi - Quinta experimental - plantações e edifícios em 1911 (6/6)

Continuando o artigo anterior com fotos de plantações no ACTD/IICT na colecção "Plantações, embarcações e construções em Lourenço Marques"(LM), actual Maputo e do ano de 1911 esta é a segunda foto relacionada com a cultura de cana de açúcar:

FOTO 1
3 months old Sugar Yuba Cane
Plantações [de cana de açúcar] em LM ACTD

Fizemos notar já que em duas fotos do artigo anterior parecia estar o mesmo cavalheiro. Olhando para FOTO 1 e para a do algodão que vimos aí, podemos também reparar em duas pessoas que repetiam:

MONTAGEM 1
em cima: na FOTO 1 com a cana de 3 meses
em baixo: mesmas pessoas de cima na foto do algodão

E temos outro caso semelhante de repetição de pessoas em duas fotos do artigo anterior. Não sei se serão até as mesmas pessoas da MONTAGEM 1 mas com outras roupas, são sempre um europeu e um africano:

MONTAGEM 2
em cima: na foto da plantação do tabaco
em baixo: mesmas pessoas na primeira foto da cana

Esta repetição de pessoas indicará que não se trata de fotos tiradas em quintas separadas. E como disse no artigo anterior e se reforça agora, a variedade de culturas agrícolas, as escalas junto às plantas e a indicação do seu tempo de crescimento fazem crer que elas fotos sejam duma quinta experimental do Estado. Em 1911 penso que a única existente no sul de Moçambique era a do Umbeluzi, fundada em 1909 por iniciativa do Governador-Geral Freire de Andrade.
Falámos dela por exemplo neste artigo onde aparecem fotos de diversas culturas e uma delas (a do canto superior esquerdo) mostra a de tabaco e e é similar à que vimos no artigo anterior. Está assim localizada uma das novas fotos e como estas e as desse artigo são todas do mesmo ano de 1911 é de supor que estas novas da colecção no ACTD também sejam do Umbeluzi.
Para tirar dúvidas, veremos que aparecem ao fundo da FOTO 1 construções que são as que já conhecemos do Umbeluzi, neste caso em foto de 1912 e que é a principal na montagem seguinte. Será clara a equivalência entre as marcas "laranja" e "castanhas" que devem ser da estação agronómica construída em 1909. Concluiremos o mesmo para a casa do director e escritórios (que foi construida em 1911, quer dizer o ano das fotos do ACTD) embora aí seja preciso um pouco de credulidade tri-dimensional dado ela aparecer nas duas fotos com vistas na perpendicular. 

MONTAGEM 3
foto maior: construções no Umbeluzi, marcadas as partes equivalentes
inserção da FOTO 1: marcadas as partes equivalentes, conclui-se ser do Umbeluzi

Tomando tudo isto em consideração, a conclusão será que as fotos do ACTD/IICT na colecção "Plantações, embarcações e construções em Lourenço Marques" todas foram tiradas na quinta experimental do Umbeluzi mas ...
Série de artigos sobre a quinta aqui

Comentários