Edifícios antigos de Maputo fotografados por António Fernandes do Amaral

Conforme se encontra no grupo de FB Alto Maé LMAntónio Fernandes do Amaral fotografou em Fevereiro de 2020 muitos edifícios da antiga Lourenço Marques, actual Maputo. Reproduzo aqui com a devida vénia alguns dos que me parecem mais interessantes.
As fotos são principalmente do bairro da Malhangalene e presumo que da sua junção com o bairro Central  (parte do conjunto está também no Google Fotos):
Primeiro dois edifícios de esquina que aqui aparece para a esquerda das fotos:
Edifício modernista talvez dos anos 50 a necessitar de pintura
Edifício mal conservado e zona envolvente em decrepitude

O edifício seguinte também fica numa esquina, a da antiga Av. Caldas Xavier, actual Ngouabi com a antiga Av. Padre José de Anchieta, actual Olof Palme, mas neste caso ela fica para a direita da foto e já o conhecemos daqui visto do outro ângulo. Esta zona parece meos decadente que a das moradias anteriores:
Em frente a vivenda na esquina com a antiga Caldas Xavier a descer
com a antiga Anchieta a começar aí em direcção ao sul

Segue-se outro edifício da altura dos de cima também na antiga Av. Caldas Xavier mas um pouco mais acima que o anterior e a chegar ao início da avenida junto à igreja católica nova da Malhangalene (Nossa Senhora das Vitórias). Este com tantas alterações deve estar irreconhecível para quem o conheceu e que já tinhamos visto aqui:
Pavilhão do antigo Malhangalene por trás

 Agora dois edifícios maiores que devem ser mais recentes que os anteriores, talvez de para o final dos anos 60:
Prédio de apartamentos numa praceta presumo que no coração da Malhangalene

E o último edifício nestas fotos, que é o único não residencial pois segundo António Fernandes do Amaral foi dos SMV, agora TPM:
Edifício que fica já entre a Malhangalene e o Alto-Maé

Comentários