Conforme se encontra no grupo de FB Alto Maé LM, António Fernandes do Amaral fotografou em Fevereiro de 2020 muitos edifícios da antiga Lourenço Marques, actual Maputo. Reproduzo aqui com a devida vénia alguns dos que me parecem mais interessantes.
As fotos são principalmente do bairro da Malhangalene e presumo que da sua junção com o bairro Central (parte do conjunto está também no Google Fotos):
As fotos são principalmente do bairro da Malhangalene e presumo que da sua junção com o bairro Central (parte do conjunto está também no Google Fotos):
Primeiro dois edifícios de esquina que aqui aparece para a esquerda das fotos:
Edifício modernista talvez dos anos 50 a necessitar de pintura |
Edifício mal conservado e zona envolvente em decrepitude |
O edifício seguinte também fica numa esquina, a da antiga Av. Caldas Xavier, actual Ngouabi com a antiga Av. Padre José de Anchieta, actual Olof Palme, mas neste caso ela fica para a direita da foto e já o conhecemos daqui visto do outro ângulo. Esta zona parece meos decadente que a das moradias anteriores:
Em frente a vivenda na esquina com a antiga Caldas Xavier a descer com a antiga Anchieta a começar aí em direcção ao sul |
Segue-se outro edifício da altura dos de cima também na antiga Av. Caldas Xavier mas um pouco mais acima que o anterior e a chegar ao início da avenida junto à igreja católica nova da Malhangalene (Nossa Senhora das Vitórias). Este com tantas alterações deve estar irreconhecível para quem o conheceu e que já tinhamos visto aqui:
Pavilhão do antigo Malhangalene por trás |
Prédio de apartamentos numa praceta presumo que no coração da Malhangalene |
E o último edifício nestas fotos, que é o único não residencial pois segundo António Fernandes do Amaral foi dos SMV, agora TPM:
Edifício que fica já entre a Malhangalene e o Alto-Maé |
Comentários