Os 10 Mais (1) - Art Deco da antiga Associação dos Velhos Colonos (3/3)

Voltamos aos artigos sobre a Associação (dos) Velhos Colonos (AVC, instituição fundada cerca de 1919) para rever o edifício de cerca de 1935 que presumo tenha sido a partir de certa altura da sua sede, que tinha no primeiro andar um grande salão de festas e que ao tempo destas fotos mais recentes estava a ser usado pela faculdade de Educação Física da Universidade Pedagógica. O edifício está localizado no canto noroeste do quarteirão onde estava a mansão e a piscina dessa agremiação e reponho aqui algumas fotos e texto já usado antes:
Edifício da antiga AVC no canto noroeste do quarteirão há largos anos
Edifício renovado, mesma vista da esquina a noroeste para sudeste.

Vê-se na segunda foto que o edifício foi em geral bem preservado mas nota-se a modificação das janelas centrais cujos vidros são agora maiores o que pode parecer um pequeno pormenor mas faz diferença.
Outra foto também pós renovação:
Pormenor da entrada e da fachada da esquina

Noto que esta entrada com as guaritas, a cobertura em betão armado entre elas e o portão em ferro com as letras AVC não é da origem do edifício que se via aqui. Inicialmente no lugar das guaritas havia uns "cubos" que delimitavam a entrada mas como se via aqui em 1975 essa entrada estava já como está agora.
Para finalizar a vista do quarteirão a partir do canto noroeste, na mesma direcção das fotos de cima e com o edifício antes da renovação que constatou nas duas anteriores: 
Edifício da AVC na esquina, depois campos desportivos (ténis originalmente)
e piscina para sul. Antiga Mansão dos VC / actual Ministério para sudeste

Voltando à história da Associação dos Velhos Colonos diz-se na Dissertação de doutoramento "MOVIMENTO ASSOCIATIVO AFRICANO EM MOÇAMBIQUE, TRADIÇÃO E LUTA (1926-1962)" de OLGA MARIA LOPES SERRÃO IGLÉSIAS NEVES.
"Gostaríamos de começar por apresentar o que, sobre esta organização, diz Oliveira Marques. Refere-se a esta associação, como sendo de defesa e protecção dos mais antigos colonos portugueses estabelecidos em Moçambique, fundada em 1919, em Lourenço Marques, hoje Maputo, com forte influência maçónica. Substitui-se, na prática, às Lojas, oficialmente dissolvidas em 1935. Criou uma Escola Industrial e de Artes Decorativas, uma Escola Comercial, um Posto Médico, instalações desportivas e um Lar para a terceira idade. Pelos estatutos de 1940, passou a denominar-se de Associação dos Velhos Colonos de Moçambique. Foram considerados presidentes honorários e protectores da Associação: “o chefe da Nação, o Ministro das Colónias e o seu representante em Moçambique”, o Governador-Geral da Colónia. A primeira lista que possuímos de sócios desta associação, data de 1919. São em número de cem elementos, que assinam os estatutos. ..."

Comentários

Unknown disse…
Aprendi a nadar aqui
Rogério Gens disse…
Caro leitor: presumo que tenha aprendido a nadar na piscina ao lado, ou seja que o seu comentário seja dirigido aos dois artigos anteriores. Cumprimentos.