Voltamos à piscina dos Velhos Colonos de Lourenço Marques, actual da Maxaquene de Maputo para completar esta série. Nestes artigos falámos mais geralmente de todas as construções da antiga Associação dos Velhos Colonos (AVC) que ocupavam um quarteirão completo.
A primeira foto vem do arquivo da marinha e deve ser mais ou menos da mesma época da FOTO 1 do artigo anterior. Esta foto foi tirada junto à piscina uns 10 metros para a direita da prancha de saltos e por isso vê-se junto à sua margem direita uma coluna do topo do edifício da piscina na esquina a SW do quarteirão da AVC:
FOTO 1
À direita uns degraus arredondados entre a piscina e o edifício que lhe fica a sul, ao fundo para NE o parque infantil da AVC |
Segue-se foto do site malhanga tirada do alto do edifício da piscina e olhando-se daí para norte vendo-se ainda a ponta da prancha de salto, à esquerda.
FOTO 2
Vista para norte, edifício sede / salão de festas da AVC, campos de ténis ente os dois |
O edifício a sul da piscina de cima do qual esta FOTO 2 foi tirada inicialmente tinha um piso térreo e sobre o seu terraço uma pequena construção central em forma de semi-círculo mas com uma placa superior em forma de círculo (completo) e que se via aqui. Note-se que a curva dessa placa acompanhava a curva do terraço e do seu parapeito e mais abaixo ainda a curva dos degraus que se vê na FOTO 1.
Depois e como se vê aqui essa construção central no terraço foi prolongada para trás = lado oposto ao da piscina ou lado sul assumindo então uma forma rectangular com uma porta e duas grandes janelas de lado. Antes disso tinha-se-lhe juntado no terraço uma construção rectangular do lado leste com uma grande pala em betão para o lado da piscina, como também se via na FOTO 1 do artigo anterior. Por essa altura terá aparecido uma construção similar a essa no topo do mesmo terraço mas a oeste e que se vê aqui à direita do lado da piscina e aqui do lado de fora.
Presumo que essas construções não fossem de acesso público e a situação seria essa ao tempo da independência e ainda não há muito tempo o edifício particularmente no terraço mantinha essa configuração e como se via aqui (falta só ver-se aí a construção rectangular do lado leste).
Mais recentemente sobre o terraço do edifício da piscina apareceu uma construção removível primeiro do lado leste, suponho que para restaurante / bar como se via aqui. Mas agora esse terraço está quase completamente ocupado e essa construção removível deve ir-se consolidando aparecendo por exemplo toda fechada por vidros espelhados enquanto que inicialmente tinha estado aberta (ao centro). De notar ainda que pelo menos nesta altura essa construção tinha um aspecto tosco e que tinha tapado por completo as três construções no terraço que mesmo que tivessem sido posteriores ainda respeitavam as linhas gerais da piscina e seu edifício.
Olhando para trás (sul) do edifício da piscina que como vimos foi sendo ampliado no terraço vejamos o que existe entre ele e a Av. Touré, antiga Afonso de Albuquerque. Está aí, e seria para a direita do edifício que apareceria na FOTO 1 à direita, uma construção específica para servir de entrada e bilheteira da piscina e que é posterior à piscina e ao seu edifício a sul mas tem um formato arredondado que vimos já foi aplicado a elementos do lado da piscina.
Essa entrada / bilheteira aparece aqui primeiro pintada de laranja em duas fotos que foram tiradas em 2012 (clique nelas para ver melhor):
FOTOS 3 e 4
Entrada pela Av. Touré, antiga Afonso de Albuquerque. Esquina com Allende, antiga Princesa Patrícia para a esquerda |
Por fim outra foto dessa entrada e bilheteira com pintura anterior a 2012 e via-se ainda o terraço do primeiro andar do edifício a sul da piscina só com as construções em alvenaria do tempo da independência. Nesta última foto, em frente, sobre o terraço, está a construção central que do lado da piscina é arredondada e à esquerda a construção rectangular que fica próxima da esquina entre a Av. Touré, antiga Afonso de Albuquerque e a Allende, antiga Princesa Patrícia.
FOTO 5
Vista mais distante da entrada da bilheteira, que fica centrada com a piscina |
NB: Nas FOTOS 3 a 5 nota-se do lado esquerdo uma escadaria que vai do piso térreo para o terraço do edifício da piscina e que seria inicialmente de acesso restrito ao seu pessoal e que agora deve ser para os clientes irem ao restaurante / bar.
Presumo que inicialmente o acesso ao terraço fosse pelo interior da construção central como se via aqui à direita. Ao mesmo tempo que essa construção foi aumentada e fechada o terraço foi alargado para trás na parte central. Então a escadaria inicial ou manteve-se só para uso interno ou foi desactivada tendo sido edificada a que agora existe e se vê nas FOTOS 3 a 5. Nesta foto, que é já depois do alargamento do edifício da piscina vê-se a sua saída para o terraço.
Comentários