Hangares do aeroporto de Mavalane e aviões da DETA: fotos do FB VeM (4/4)

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Depois de ter já usado muitas fotos do site e FB VoandoemMoçambique para artigos sobre o cativante tema da aviação, notei que aparecem lá outras também muito interessantes. Assim e com a devida vénia coloco aqui as que permitem ver algo de novo nos hangares do aeroporto de Mavalane, que se não são os actuais ao menos estiveram na sua génese (e uso adicionalmente uma foto do site fotold.com):
Nesta foto de fotold.com que será anterior às que se seguem só aparecem dois hangares:

FOTO 1
à direita: primeiro hangar, o mais próximo e e mais antigo
ao centro direita: segundo hangar, mais para o fundo

Esta foto dita de meados de 1938 e que até é anterior à construção da aerogare de Mavalane mostra claramente o referido primeiro hangar "à direita" da FOTO 1 e via-se que ele ainda estava isolado, o que nos garante que foi ele o primeiro.
Na foto seguinte estão os dois hangares da FOTO 1 e para o fundo surge o terceiro hangar com telhado em "V" invertido e o mais afastado da primeira aerogare que se vê em primeiro plano:

FOTO 2
Vista da primeira aerogare para o lado
 da placa de estacionamento das aeronaves e dos hangares

Na foto seguinte de Heggblom provávelmente de 1955 vê-se esses três hangares e que nessa altura eles tinham as fachadas colocadas em linha. Pelo que vimos nas FOTOS 1 e 2 e nesta foto indico aí sequência de construção dos três hangares:

FOTO 3
I: hangar mais próximo nas FOTOS 1 e 2, foi o 1o a ser construído e era o 
mais próximo da 1a aerogare, que estava cruzada na esquina

II: hangar ao fundo da FOTO 1 e intermédio na 2, foi o 2o a ser construído
III: hangar mais distante da 1a aerogare, só aparecia na FOTO 2

Note-se que nesta FOTO 3 ao centro esquerda aparece uma nova torre de controle ainda isolada e que marcava o alinhamento da nova aerogare em preparação nessa altura e que iria ficar aprox. na direcção da sombra.
Do texto mais geral escrito no HPIP pelo Dr. António Sopa sobre os aeroportos de LM / Maputo esta é a parte relativa aos hangares: "O primeiro edifício, de grandes dimensões, a ser construído no atual aeroporto, foi um hangar metálico, adjudicado à Sociedade Colonia, por £23.000 libras, tendo ficado concluído em finais de 1937. Um novo hangar viria a ser adjudicado em Julho de 1939, destinado a acolher os novos aviões Junkers, instalando-se também ali as oficinas da companhia". Juntando às posições que aqui observamos fica assim definido que a conclusão do hangar I foi no final de 1937 e que a do II terá sido posterior a Julho de 1939. 
Do hangar marcado com o III na FOTO 3 e que aparece ao fundo da FOTO 2 parece-me que não tenho foto tirada de perto. Voltamos assim aos dois iniciais com foto mostrando-os parcialmente do espólio do Com Nogueira e publicada no VeM:

FOTO 4 (adaptada)
DC-3 da DETA frente ao hangar I com o II para norte - noroeste (esquerda na foto)

E mantendo-nos no mesmo local da FOTO 4 mas rodando uns 90 graus para a direita em relação à sua orientação vemos a seguir outro avião da DETA ainda em frente ao hangar I, a primeira aerogare estaria para a direita:

FOTO 5
CR-AAV Limpopo, um dos Lockheed 14-H2 Super Electra

Este era o avião Limpopo que se despenhou ao levantar de Quelimane em 1944, acidente de que resultaram 13 mortes.
Este artigo conclui esta série sobre os hangares de Mavalane 

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