John Orr's em LM: estabelecimento na Rua Consiglieri Pedroso (2/9)

Continuamos o artigo anterior sobre o edifício de Lourenço Marques (LM), actual Maputo onde estiveram instalados sucessivamente os estabelecimentos do Tobler e do John Orr mas aqui focar-nos-emos no segundo que confirmaremos aí se instalou e pela primeira vez na cidade em 1919.
A foto seguinte foi publicada por Lili Grilo no FB Cidade de Maputo e mostra a fachada principal da loja e é reproduzida com a devida vénia:
John Orr no edifício da Rua Consiglieri Pedroso de LM, actual Maputo. 

Nos anos 50 o John Orr deve ter deixado esse edifício e ele passou a ser usado pela firma Adriano Maia de que falei aqui. Podemos ver o edifício em foto mais recente e segundo o grupo de FB é agora usado para escritório:
Foto recente com vista da Rua Consiglieri Pedroso

E outra foto mostrando a esquina e mais da fachada para a Travessa de António Furtado (reproduzida do FB CIdade de Maputo):
Prédio dos antigos Tobler e John Orr com o Hotel Carlton por trás

A imagem seguinte é um anúncio originalmente publicado no jornal LM Guardian em 1919 e que foi reproduzido na reportagem da inauguração do novo estabelecimento do John Orr na Av. da República em 1953. É aqui apresentada por cortesia de Paulo Azevedo:
Em 1919 John Orr anunciava que tinha adquirido o estabelecimento de Tobler 
e que abriria a 1 de Outubro de 1919

Vê-se agora dois envelopes enviados pelo John Orr de LM para a mesma firma nos Estados Unidos e que devem ter estado à venda no site delcampe.net:
Em 1941, durante a segunda grande guerra 
com passagem pela censura sul-africana

Ao tempo desse envelope o John Orr em LM ocupava ainda o edifício que vimos em cima mas já tinha mudado para edifício construido de raiz quando o envelope que se segue foi enviado. No entanto o seu endereço de correio continuava a ser a Caixa Postal n. 17: : 
Enviado em 1958, vendo-se as outras localizações
 da companhia (lojas na África do Sul e escritório em Londres)

Nos próximos artigos falaremos muitos mais sobre a casa-mãe do John Orr na África do Sul e sobre o seu fundador, mas podemos ver aqui a sua pedra tumular presumo que na região do Cabo na África do Sul:
John Orr faleceu em 1932 com 74 anos de idade

Há várias biografias de John Orr disponíveis na net (por exemplo no site Geni) e estas são as informações do seu nascimento e falecimento:
January 7, 1858 - Birth of John Orr - Tyrone, Ireland
Age 74 - Death of John Orr - Shelbourne Hotel, Dublin, Ireland (while on holiday)
Burial of John Orr - Northern Cape, South Africa.
Vê-se daqui que o John Orr foi para LM ainda o fundador estava vivo (em 1919) mas quando se mudou do local visto em cima para a Av. da República já ele tinha falecido há mais de 20 anos.
Voltarei ao John Orr, loja em LM e casa-mãe na África do Sul, numa série de artigos que se seguirá.

NB: sobre a firma Smith, Kirkpatrick de Nova York a quem foram dirigidos os dois envelopes vistos em cima, vejo na net (aquiaqui e aqui por ex) que tinha muitas relações com a África Austral mas só encontro aqui referência à sua actividade, nesse caso de importação de café da Colômbia. Quer dizer não era do ramo das modas como seria de esperar pela sua relação com o John Orr embora este desde 1953, no novo edifício em LM fosse um "departement store" com muitas secções e oferta variada. Mas se em 1941, o ano do primeiro envelope e de quando o John Orr ainda estava instalado no edifício que aqui seguimos, se ainda só de modas ou se tinha já alargado a oferta não sei. De qualquer modo fico daqui com a impressão que essa firma Smith, Kirkpatrick era mais um agente do que um fabricante.

Comentários