Rua Tavares de Almeida na Baixa de LM, de meados dos anos 50 à actualidade - fase 4 (7/7)

Na sequência do artigo anterior, finalizamos aqui a série sobre a evolução da rua Tavares d'Almeida (Td'A) inicial que ficava a leste da praça 7 de março de Lourenço Marques, actual 25 de junho de Maputo e que agora é a parte mais a sul da Av. Samora (como já disse o nome de rua Td'A foi mantido na mesma zona mas para uma via diferente e que agora até fica no interior do recinto do porto).
Vimos então anteriormente as três primeiras fases da rua:
Fase 1: desde a sua construção cerca de 1890 e até ter sido edificado o Capitania Buildings (CB), cerca de 1904 e sobre um aterro feito no estuário;
Fase 2: com a construção do CB a rua, beneficiando do aterro para ele feito, foi prolongada um pouco para sul ficando imediatamente ao lado desse edificio. Não houve alteração na rua para norte do CB tendo continuado no alinhamento anterior; 
- Fase 3: a berma a leste da parte da rua que estava para norte do CB foi deslocada uns 6 a 8 metros para leste tendo essa deslocação no primeiro quarteirão dessa zona (o Q1, o da Fortaleza) sido acompanhada nos Q2 e Q3. Destas quatro fases esta foi a que implicou trabalhos mais relevantes, tanto na rua como no que a rodeava.
A Fase 4, que é a derradeira e que mostraremos nestre artigo, sucedeu à demolição do CB que aconteceu por volta de 1957. Esse grande edifício como ainda se via aqui do lado da cidade para o do porto nos anos 50 ocupava o espaço imediatamente a leste da parte sul da rua Td'A inicial. Foi a demolição do CB que permitiu que os limites a oeste da nova via ao lado da praça na totalidade dessas faces do Q1, do Q2 e do que foi a rua da Fonte ao lado do Q3 passassem a ter o mesmo alinhamento a leste. Para esse efeito nos 3 quarteirões tiveram de ser demolidos vários edifícios aí existentes e no seu lugar, mas em posição recuada para leste dos tais 6 a 8 metros, foram nos anos 40 e 50 construidos novos edifícios caso dos prédios Fonte Azul no Q2 e Rubi e Paulino Santos Gil no Q3.
Na mesma altura da Fase 4 e para sul da rua foi também aberta a rua Marquês de Pombal, actual Ngungunhane, a qual ficou a cruzar a rua Td'A inicial no seu extremo a sul. 
Vejamos então a seguir estes elementos e o essencial da passagem da Fase 3 (que mostro em cima da montagem, vista para norte) à Fase 4 (em baixo, vista para nordeste). Como referências maiores e mais próximas temos a Fortaleza e o prédio Fonte Azul:

MONTAGEM (da Fase 3 para a Fase 4)
Azul normal: limite a leste da rua Td'A, a partir da Fase 3 
e que se manteve com a Fase 4
Azul escuro: prolongamento da rua Td'A e do seu limite a leste 
para onde tinha estado o CB, feito na Fase 4
Roxo: rua Marquês de Pombal, actual Ngungunhane, 
que surgiu na sequência da Fase 4 da rua Td'A
Castanho escuro: limites da posição do Capitania Buildings
Amarelo: Fortaleza de N.S. da Conceição, actual de Maputo
Preto: prédio Fonte Azul no Q2

Vejamos agora, tal como na imagem inferior da MONTAGEM, mas olhando-se para sul / estuário, como a zona básicamente ficou na Fase 4 e evoluiu a partir dai até aos nossos dias (em foto recente de Luis Filipe Rodrigues no Google maps): 

FOTO 1 (evolução recente da Fase 4)
Posições e elementos remanescentes da antiga rua Td'A da Fase 1:
Vermelho e branco: direcção da sua berma a oeste e desse lado da placa central da praça
Vermelho e amarelo: direcção da berma a leste da rua Td'A inicial
Vermelho e preto: extremidade a sul da rua Td'A inicial, 
antes da construção do CB sobre um aterro que lhe ficou saliente do lado oeste
Como passou a ser a antiga rua Td'A nas Fases 2 e 3:
Azul: novo limite a leste da rua Td'A, que no Q1 foi alargada para norte do CB 
(e passou a ter também esse alinhamento nos Q2 e Q3, que não aparecem na foto)
Castanho escuro: anterior posição do Capitania Building(s), construido cerca de 1904 
e que antecedeu e possibilitou as F2 e F3 da rua
O que resultou da mudança da F3 para a F4
Azul escuro: pequeno prolongamento da berma a leste da rua Td'A
 sobre onde tinha estado o CB
Roxo: imediatamente a sul da Fortaleza, a rua Marquês de Pombal, actual Gungunhana

Nesta FOTO 2 a marca a "castanho escuro" do CB dá bem a entender que nas Fases 2 e 3 uma parte da actual faixa de rodagem em frente à Fortaleza estava ocupada pelo lado oeste do Capitania Buildings (CB). Por isso, até à sua demolição na segunda metade da década de 50, a actual av. Samora que ocupa agora esse espaço não ia até à sua extremidade actual a sul com a largura total actual. Mas essa pequena alteração foi a única que aconteceu da Fase 3 para a Fase 4, tudo o resto e como passou a ser na Fase 3 (as partes a oeste da praça, a estrutura viária dos Q1, Q2 e Q3 e os limites a oestes destes) a partir daí não sofreu alteração de monta. 
Podemos ainda ver a situação actual ou seja da Fase 4 doutro ângulo, a partir dos prédios construidos no lado mais a sul e oeste da praça e olhando-se deles para leste com a Fortaleza em destaque ao fundo no primeiro quarteirão (Q1):

FOTO 2 (evolução recente da Fase 4)
O que resultou da mudança da F3 para a F4:
Azul escuro: pequeno prolongamento da berma a leste da rua Td'A
 sobre onde tinha estado o CB
Roxo: imediatamente a sul da Fortaleza, a rua Marquês de Pombal, actual Gungunhana
Laranja claro: imediatamente a norte do Q1 da Fortaleza,Av. Timor Leste, 
antiga Alexandre Herculano e NS da Conceição
Outras cores: elementos anteriores à Fase 4. ver nas legenda da fotos anteriores


Na última imagem deste artigo (Google Maps) vemos de novo a situação actual que como dissemos resulta da passagem da rua Td'A inicial à Fase 4 e considerando a zona em redor resulta também de alterações ocorridas nos últimos anos. É o caso da construção do Museu das Pescas no local da antiga Praceta de António Enes e do surgimento de novas construções dai até ao Anjo Voador

FOTO 4 (evolução mais recente da Fase 4)
Azul normal: limite a leste da rua Td'A, a partir da Fase 3 
e que se manteve com a Fase 4
Azul escuro: prolongamento da rua Td'A e do seu limite a leste 
para onde tinha estado o CB, feito na Fase 4
Roxo: rua Marquês de Pombal, actual Ngungunhane, 
que surgiu na sequência da Fase 4 da rua Td'A
Castanho escuro: limites da posição do Capitania Buildings
Amarelo: Fortaleza de N.S. da Conceição, actual de Maputo
Preto: prédio Fonte Azul no Q2
Verde escuro: limites da antiga praceta de António Enes
Outras cores: sem relevância agora

É interessante notar que nesta foto se via que o lado a sul do CB estava na direcção do monumento a António Enes, o que tento representar nestas estimativas de situações passadas.
Noto ainda que para o limite a sudoeste da rua Td'A original ou seja para o limite a sudeste da praça 25 de junho, antiga 7 de março e que vemos nestas fotos na parte inferior da linhas "vermelho e branco" não me parece ter havido alteração apesar de se poder ter tal impressão comparando com fotos mais antigas. Essa impressão resultará de por vota de 1940 ter sido alterado o desenho rectangular da praça tendo os seus cantos sido arredondados embora, presumo eu, que ainda se "encaixando" no rectângulo inicial e por isso respeitando nos seus limites o que tinha sido a berma a oeste da rua Td'A. Outra alteração na praça e nessa altura foi a união entre os dois lados em que ela até aí tinha estado dividida através da ligação entre as ruas Araújo, actual de Bagamoyo a oeste e da NS da Conceição, actual de Timor Leste  a leste da praça.
Completa-se assim a série sobre a Rua Tavares de Almeida inicial na Baixa de LM, do final do século XIX (19) até à actualidade e tendo a certa altura ficado integrada na praça 7 de Março, agora 25 de julho e mais recentemente na Av. Samora, antiga D. Luis.

Comentários