Falaremos aqui da linha de carros eléctrico da Ponta Vermelha e Polana mas também de edifícios e locais da antiga Lourenço Marques fotografados por Santos Rufino até 1929 e que desapareceram antes dos anos 60 sem deixar muito traço.
Actualmente já não haverá muita gente que deles se recorde directamente por isso qualquer pesquisa terá de ser baseada em fotos antigas e é o caso das FOTOS 1 e 2 seguintes. Como a legenda diz "Ilha dos Galegos no Alto da Polana" procurei descobrir mais e concluí que esse local era no cruzamento do que são actualmente as Av. Nyerere (na transversal das fotos) e Av. 24 de Julho que quando o eléctrico começou a circular, isto é na monarquia, se chamava Av. Francisco Costa.
FOTO 1
Ilha dos Galegos, vista do seu lado esquerdo |
A Av. Nyerere passa na transversal desta FOTO 1 e da FOTO 2 em baixo. Por isso a FOTO 1 foi tirada frente ao actual restaurante "Piripiri" e vê-se ao centro da 24 de Julho que havia um espaço onde na extremidade encostada à Av. Nyerere está(va) um abrigo de paragem de eléctrico. Lembro que este abrigo é algo semelhante ao ainda existente na 24 de Julho junto ao quartel do Alto Maé como se pode ver na FOTO 3 em baixo e ver melhor na mensagem.
FOTO 2
Ilha dos Galegos, vista de frente com carro eléctrico na paragem |
A FOTO 2 foi tirada no meio da Av. 24 de Julho em posição um pouco mais afastada do cruzamento com a actual Av. Nyerere. A Ilha dos Galegos devia ser o triângulo ajardinado com relvado, árvores, bancos e o abrigo (chama-se ilha por estar rodeada de estrada por todo o lado).
Aqui seria uma paragem importante no sistema dos carros eléctricos pois viam-se 2 linhas - onde está o carro parado é a linha "vermelha" ou "azul" que vai ou vem da Ponta Vermelha e que foi uma das linhas originais. A linha que vai em curva para a esquerda é a linha (também "azul" porque foi um prolongamento da anterior) feita em 1922/23 para o Hotel Polana. Noto ainda que na FOTO 2 vê-se com esforço um vulto de homem (uniformizado) no estribo do eléctrico e uma dama de branco esperando na berma do triângulo.
Aqui seria uma paragem importante no sistema dos carros eléctricos pois viam-se 2 linhas - onde está o carro parado é a linha "vermelha" ou "azul" que vai ou vem da Ponta Vermelha e que foi uma das linhas originais. A linha que vai em curva para a esquerda é a linha (também "azul" porque foi um prolongamento da anterior) feita em 1922/23 para o Hotel Polana. Noto ainda que na FOTO 2 vê-se com esforço um vulto de homem (uniformizado) no estribo do eléctrico e uma dama de branco esperando na berma do triângulo.
Embora este triângulo pareça um sítio agradável não seria aqui que iria caber muita gente mas quem escreve hiperboliza sempre um pouco e também LM nestes anos devia ser quase familar.
A Av. 24 de Julho já tinha faixa central mas pela FOTO 2 deduzo que neste ponto fosse cortada para deixar a linha "azul" do Hotel Polana passar para o lado esquerdo da avenida (o eléctrico desde o tempo da abertura da linha vermelha em 1904 seguia do lado esquerdo da 24 de Julho, quer dizer do lado em que vão os carros deste ponto para o Alto Maé) - sobre isso ver artigo no HoM.
No mapa em baixo dessa altura está bem representado este triângulo na Av 24 de Julho (no mapa na posição na horizontal). Ele entretanto desapareceu (talvez nos anos 60) pois com o fim dos eléctricos deixou de fazer sentido.
A Av. 24 de Julho já tinha faixa central mas pela FOTO 2 deduzo que neste ponto fosse cortada para deixar a linha "azul" do Hotel Polana passar para o lado esquerdo da avenida (o eléctrico desde o tempo da abertura da linha vermelha em 1904 seguia do lado esquerdo da 24 de Julho, quer dizer do lado em que vão os carros deste ponto para o Alto Maé) - sobre isso ver artigo no HoM.
No mapa em baixo dessa altura está bem representado este triângulo na Av 24 de Julho (no mapa na posição na horizontal). Ele entretanto desapareceu (talvez nos anos 60) pois com o fim dos eléctricos deixou de fazer sentido.
Mapa de 1925-26
A Av. Duquesa (de Connaught) na base do triângulo passou depois ser a Av. António Enes e é actualmente a Av. Julius Nyerere comprovando o que explico em cima |
Para concluir mostramos o abrigo ainda existente e que ficava na outra ponta das linhas de carro eléctrico da cidade na Av. 24 de Julho, no Alto-Maé.
FOTO 3 |
Abrigo no Alto Maé |
O desaparecido abrigo da Ilha dos Galegos (o do "Piri Piri") como se via na FOTO 1 tinha um telhado em bico. Este pode ter tido o mesmo mas ele ter-se entretanto deteriorado e tombado. Uma diferença é que este abrigo era suportado por quatro colunas enquanto que o do lado oposto era-o por seis colunas.
Série completa no HoM sobre a linha da Polana e que passava pela Ponta Vermelha aqui.
Série completa no HoM sobre a linha da Polana e que passava pela Ponta Vermelha aqui.
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