Stiloguedes - 44 - Prédio Parque (Tenente Montez) de 1970 na Polana

Projecto de 1970 do arquitecto Pancho Guedes (PG) em Lourenço Marques, actual Maputo. Nos registos consta com o nome de Tenente Montez que presumo tenha sido o militar, funcionário civil e historiador que chefiou o Arquivo Histórico de Moçambique no extenso período de 1943 a 1963 e de que falo aqui. Como o Tenente Caetano Montez faleceu em 1972, isto é por altura da construção deste edifício, não sei bem que relação terá tido com ele, foi baptizado com o seu nome dado como forma de homenagem ou seria ele de alguma forma proprietário? 
Quanto aos aspecto arquitectónico este edifício indicava que os Stiloguedes se iam tornando mais consensuais. Nota-se também o gradual aumento da complexidade individual dos trabalhos em que PG estava envolvido. O volume de construção deste prédio, o maior projecto de PG em LM, será pelo menos 15 vezes maior do que por exemplo o da Casa do Dragão de 1951 que foi um dos seus primeiros prédios. 
Este Prédio Parque (Tenente Montez) fica na esquina da antiga Av. Massano de Amorim, actual Tung com a Avenida Dr Egas Moniz (que apesar do nome avenida é uma pequena rua). É actualmente conhecido por Matchedje por razões que desconheço. 
Primeiro duas fotos da época da construção ou de pouco mais tarde:

FOTO 1
Prédio Parque na antiga Av. Massano de Amorim, actual Tung
em vista para noroeste
Na FOTO 1, o carro GLAS claro estava quase a chegar ao cruzamento do Hotel Polana.

FOTO 2
Prédio Parque na antiga Av. Massano de Amorim, 
actual Tung em vista para nordeste

O Prédio Parque fica no lado Norte da Avenida Mao frente ao Parque dos Continuadores, antigo José Cabral de que se viam algumas árvores à esquerda na foto seguinte:

FOTO 3
Vista para poente = oeste de andar do Prédio Sheik.
Prédio do Bairro COOP à direita ao fundo 

Comentários do site especializado Artifacts
- Sobre o estado actual do prédio (comentário bastante negativo): o edifício está em muito mau estado de conservação e muitas das varandas foram enjauladas com barras contra assaltantes.
- Sobre o projeto: as aberturas redondas são elementos de fachada muito bem sucedidos. Os cantos do edifício têm placas alternadas de encaixe num equivalente moderno do encaixes feitos pelas tábuas nas esquinas das cabanas de madeira, só que neste caso, os encaixes são puramente para efeito decorativo. 
Podem ser vistos nas esquina do prédio nas fotos seguintes:

FOTO 4 (blog Moz Pascal et Moi)
Esquina da fachada lateral virada a leste com a da traseira à direita

FOTOS 5 (Artifacts)
Fachada lateral virada a leste com a frente à esquerda e a traseira à direita
Outra foto mais completa da fachada lateral virada a leste aparece em baixo:

FOTO 6 (Artifacts)
Prédio na Av. Tung vista para poente, com a mesma fachada lateral das FOTOS 5

FOTO 7 (Artifacts)
Vista mais completa da traseira. Ver em primeiro plano à direita.

Uma foto dos últimos anos do FB de Nuno Pires com a devida vénia:
FOTO 8
Fachada principal do Prédio Parque
vista da pista de atletismo do Parque dos Continuadores, antigo José Cabral

Para terminar:

FOTO 9
Prédio de frente, visto a partir de torre na Av. Julius Nyere olhando para norte

Via-se o Prédio Parque ao fundo da zona arborizada correspondente à Meteorologia e ao Parque dos Continuadores. A Igreja de Santo António da Polana estava à direita da foto.
Segundo Pancho Guedes o prédio foi financiado pelo banco Standard Totta que pagou a construção e tratou das vendas e foi acabado durante a revolução, suponho que em 1974/75. O projecto de engenharia do Prédio Parque é do Eng. Moreno Ferreira.

Comentários