Stiloguedes - 44 (bis) - Prédio Parque (Tenente Montez) na Polana e comparações

Para encerrarmos o assunto do Prédio Parque desenhado pelo Arq. Pancho Guedes e com projecto de engenharia do Eng. Moreno Ferreira (página pessoal de FB) e cujo primeiro artigo foi publicado aquimais algumas fotografias. O nome oficial era Tenente Montez e parece ser agora conhecido por Matchedje.

FOTO 1
Prédio Parque visto pelas traseiras por Lebreiro Henriques em 2013

A FOTO 1 foi tirada a chegar ao cruzamento da curtíssima avenida Egas Moniz com a Av. Nkrumah, antiga Heróis da Nevala. À esquerda deste local fica a igreja da Polana e como à direita da FOTO 1 vemos a bandeira do Vaticano penso que aí será a embaixada desse país ou seja em termos religiosos o núncio apostólico da igreja católica e que pelo google maps me parece ser um edifício recente.
Nas FOTOS 2, 3 e 4 seguintes vê-se principalmente a fachada posterior do Prédio parque mas aparece também de perfil à esquerda a sua fachada lateral virada a nascente = leste.  

FOTO 2
Principalmente pormenor das traseiras do Prédio Parque
 por Lebreiro Henriques em 2013

Passamos a uma foto do início dos anos 70 do arquivo de Pancho Guedes no flickr:

FOTO 3
Prédio Parque visto a 45 graus, mais das traseiras, em final de construção

FOTO 4
Visto mais da traseira há alguns anos (foto do site Artefacts)

Agora uma foto tirada do mesmo ângulo das duas últimas de cima mas mais para a esquerda pelo que já não se vê aí a fachada posterior = traseiras.

FOTO 5
Pormenor da fachada lateral virada a leste = nascente 
(foto do blog Moz Pascal et Moi)

Segue-se o Prédio Parque em foto tirada por Lebreiro Henriques em 2013 ao lado do prédio do antigo Sheik e que teria para as costas a direcção do Hotel Polana. 

FOTO 6
Fachada principal mais longa à esquerda virada para a Av. Tung,
 antiga Massano de Amorim

Podemos ver o prédio em construção em foto do FB Moçambique (Do Outro Lado do tempo):

FOTO 7
Prédio Parque em construção na Av. Massano de Amorim a norte do Parque José Cabral
na linha imaginária entre a Igreja da Polana e o Prédio 33 inacabado

Por fim:
DESENHO de Pancho Guedes
Desenho a três dimensões/em perspectiva
Rosa: Av. Massano de Amorim, actual Tung
Verde: Av. Egas Moniz
Laranja escuro: fachada principal virada a sul
Laranja claro: fachada lateral virada a leste = nascente

O desenho tem a mesma perspectiva da FOTO 6 em que se vê à esquerda da esquina do edifício a sua fachada principal virada a sul e à direita da esquina a sua fachada lateral virada a leste.
Quanto a comparações com o original há as vantagens e inconvenientes de se tratar dum bloco de apartamentos penso que em propriedade horizontal depois da expropriação aos proprietários originais: 
- em relação à conservação, e devido à qualidade de construção está ainda razoável mas a pintura parece que está esquecida; 
- em relação à preservação, as mudanças que haverá são a nível de cada apartamento e na traseira vê-se algumas grades até nos últimos andares (será que é por causa do Homem Aranha?) e umas marquises mais ou menos inovadoras. 
Por isso podia estar tudo muito pior, o que quer também dizer que pode ainda vir a estar no futuro.
As FOTOS 1, 2 e 6 deste artigo são de Lebreiro Henriques e foram tiradas em 2013 e sao aqui reproduzidas com a devida vénia.

Comentários