Continuando as várias mensagens sobre navios atracados no porto de Lourenço Marques (LM) ou relacionados com ele uma das quais tinha sido esta, vemos primeiro um grande paquete português:
Príncipe Perfeito da CNN no Cais Gorjão |
Vê-se o Alto-Maé ao fundo à esquerda e à direita parte do edifício cinzento da Delagoa Bay na esquina das actuais M. de Inhaminga e Rua da Mesquita. O paquete estava por isso atracado ainda em frente à Baixa da cidade.
O Principe Perfeito de 1960/61 e o Infante D. Henrique da CCN de 1962 foram os dois maiores paquetes portugueses. Sobre a Companhia Nacional de Navegação (CNN) que se identifica pela chaminé preta ver aqui imagens doutros dos seus navios mais antigos no porto de LM.
Segue-se um outro paquete português de tamanho inferior e um pouco mais antigo que o Princípe Perfeito. Estava aqui a transportar tropas e atracando nos anos 60/70:
Niassa da CNN de 1955 em LM |
Uma grande companhia de navegação inglesa que servia LM era a Ellerman & Bucknall de que temos a foto do City Of Khartoum no porto - ver neste artigo.
À direita o navio Durban fundeado em porto desconhecido |
O Durban era um dos quatro navios iguais da Ellerman ligando nos anos 60 o Reino Unido à África do Sul via LM.
Agora de fotold.com uma foto de 1956, visita do Presidente da República Craveiro Lopes. À esquerda um soldado da Infantaria Indígena fazendo continência e ao fundo estão agrupados e em operação os guindastes mais modernos de bitola dupla e lança móvel.
Paquete Vera Cruz atracado vendo-se o Mercedes descapotável do Governo Geral e um automóvel americano seguindo atrás |
Recuando no tempo, uma foto do primeiro paquete Moçambique de 1912 fazendo-se à ponte-cais Gorjão:
Recepção ao Governador Massano de Amorim |
O militar Massano de Amorim com grande experiência anterior de Moçambique foi nomeado Governador Geral por dois mandatos, entre 1918 e 1919 e entre 1923 e 1926.
Comentários