Navios de várias épocas em Lourenço Marques

Continuando as várias mensagens sobre navios atracados no porto de Lourenço Marques (LM) ou relacionados com ele uma das quais tinha sido esta, vemos primeiro um grande paquete português:
Príncipe Perfeito da CNN no Cais Gorjão

Vê-se o Alto-Maé ao fundo à esquerda e à direita parte do edifício cinzento da Delagoa Bay na esquina das actuais M. de Inhaminga e Rua da Mesquita. O paquete estava por isso atracado ainda em frente à Baixa da cidade.
O Principe Perfeito de 1960/61 e o Infante D. Henrique da CCN de 1962 foram os dois maiores paquetes portugueses. Sobre a Companhia Nacional de Navegação (CNN) que se identifica pela chaminé preta ver aqui imagens doutros dos seus navios mais antigos no porto de LM. 
Segue-se um outro paquete português de tamanho inferior e um pouco mais antigo que o Princípe Perfeito. Estava aqui a transportar tropas e atracando nos anos 60/70:
Niassa da CNN de 1955 em LM

Uma grande companhia de navegação inglesa que servia LM era a Ellerman & Bucknall de que temos a foto do City Of Khartoum no porto - ver neste artigo.
À direita o navio Durban fundeado em porto desconhecido

O Durban era um dos quatro navios iguais da Ellerman ligando nos anos 60 o Reino Unido à África do Sul via LM. 
Agora de fotold.com uma foto de 1956, visita do Presidente da República Craveiro Lopes. À esquerda um soldado da Infantaria Indígena fazendo continência e ao fundo estão agrupados e em operação os guindastes mais modernos de bitola dupla e lança móvel.
Paquete Vera Cruz atracado vendo-se o Mercedes descapotável do Governo Geral
e um automóvel americano seguindo atrás

Recuando no tempo, uma foto do primeiro paquete Moçambique de 1912 fazendo-se à ponte-cais Gorjão: 
Recepção ao Governador Massano de Amorim

O militar Massano de Amorim com grande experiência anterior de Moçambique foi nomeado Governador Geral por dois mandatos, entre 1918 e 1919 e entre 1923 e 1926.

Comentários