Falamos já do Clube de Pesca Desportiva (CPD) e do viaduto da marginal que lhe ficava um pouco para nascente = leste. Neste artigo vamos ver essa zona em 1961 com uma singular foto que surgiu no blog Palhota da Malamala, que tem outras do mesmo género e qualidade similar para o resto de Moçambique. Penso que são de Manuel Nunes de Oliveira Martins e que o criador do blog é o seu filho, também autor dum livro africanista chamado Malamala.
FOTO 1
Doca para Barcos de Pesca (Clube de Pesca Lourenço Marques) em 1961
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A legenda identifica o local correctamente mesmo que à primeira vista possa surpreender. De facto eu não me tinha até agora apercebido que o espaço triangular existente entre a muralha do estuário (que não deve ter sido modificada desde a construção nos anos 10/20), a parte a nascente = leste da doca e a estrada marginal tivesse essa amplitude e que fosse em terra e com essa vegetação.
Na FOTO 1 não se vê a doca mas o seu limite a oriente = leste = nascente deve ser indicado pelos barcos. Também se vê ao fundo uma muralha com grade de protecção em betão no topo, que deduzo estivesse a norte da doca. Essa grade estava na borda sul do passeio do lado sul da avenida marginal que passava entre a doca e o terreno que se vê mais atrás subindo para a parte alta da cidade e que era a escarpa da Ponta Vermelha. Ao tempo da FOTO 1 essa chamada barreira tinha bastante vegetação autóctone, parte da qual desapareceu depois da depressão tropical Claude em 1966, devido ao seu desabamento parcial e trabalhos realizados posteriormente.
Na FOTO 1 os barcos à vista eram de pesca profissional/artesanal, diferentes dos de pesca desportiva que aparecem em fotos posteriores deste local. Para o fundo do lado esquerdo da FOTO 1 não apareciam os hangares e a sede do CPD que surgiram nos anos 60 (actualmente há aí mais edifícios construidos após a independência de Moçambique para a Escola Náutica que penso herdou também as anteriores instalações do CPD). Daqui se confirma que esta doca será a que foi depois usada pelo Clube de Pesca mas que o local parecia não estar ainda no estado que se conheceu depois. Como disse no artigo anterior os estatutos de CPD são de 1959 por isso é normal que o seu estabelecimento físico nesta zona tenha sido progressivo e que em 1961 estivesse ainda no início como transparece da FOTO 1.
Sabiamos por uma mapa de 1925/26 que a doca neste local foi construida para ser de pescadores e sabiamos que certa altura tinha sido atribuida ao CPD passando os barcos de pesca para a doca da Capitania na Baixa onde continuam (mais aqui no passado). Com a FOTO 1 ficámos a saber que em 1961 essa transferência pelo menos não tinha sido completada. Como vimos na segunda foto deste artigo cerca de 1955 a doca da Capitania na Baixa ainda abrigava barcos desportivos por isso a troca de utilizadores entre as duas docas aconteceu nos anos 60, provávelmente por bons motivos.
Sabiamos por uma mapa de 1925/26 que a doca neste local foi construida para ser de pescadores e sabiamos que certa altura tinha sido atribuida ao CPD passando os barcos de pesca para a doca da Capitania na Baixa onde continuam (mais aqui no passado). Com a FOTO 1 ficámos a saber que em 1961 essa transferência pelo menos não tinha sido completada. Como vimos na segunda foto deste artigo cerca de 1955 a doca da Capitania na Baixa ainda abrigava barcos desportivos por isso a troca de utilizadores entre as duas docas aconteceu nos anos 60, provávelmente por bons motivos.
Podemos ver a evolução da Doca para Barcos de Pesca (ver aqui o princípio) e da zona em torno dela em baixo da Ponta Vermelha observando vários planos e mapas:
MAPAS e PLANOS DA PASSAGEM em BAIXO da PONTA VERMELHA
Comparando o mapa de 1960/70 com os dois desenhos anteriores vê-se que o lado direito = nascente da doca parece ter ficado sempre na mesma mas o lado esquerdo = poente da doca foi encurtado a certa altura para se encontrar espaço para construir o campo de jogos, piscina e restaurante que no exterior correspondem ao muro pop (superfície marcada com o quadrilátero verde no mapar de 1960/70).
Uma grande alteração na zona ocorreu para o final dos anos 60 quando se iniciou a construção dum viaduto sobre a estrada marginal. A marginal original está marcada nos mapas de 1940 e 1940/40 a vermelho e no mapa dos anos 60/70 surge a via (única e descendente em direcção à Baixa) do viaduto marcada a castanho. O viaduto acarretou uma certa modificação da posição da marginal inicial que passou para a marca rosa num pequeno trecho.
Na FOTO 1 era únicamente a marginal (marcada a vermelho) que passava mesmo ao lado da doca enquanto que actualmente passa aí na parte mais a leste = nascente = oriente a via descendente do dito viaduto, como se pode ver na foto seguinte:
FOTO 2
Podemos ver a zona de cima do viaduto para o lado da doca, que dizer virados para poente = oeste em foto de Lebreiro Henriques de 2013:
FOTO 3
Amarelo: rampa de terra firme para a água da doca
Roxo: aproximadamente donde a FOTO 1 foi tirada mas a zona foi depois uniformizada
Castanho: via descendente do viaduto
aqui em parte passando por cima da marginal original
Verde: topo a leste do espaço criado quando se adaptou a doca para o CPD |
Podemos ver quase o mesmo que na FOTO 3 numa foto recente de drone do Saint Louis Studio de Steven le Vourc'h aqui reenquadrada e com marcas. Note-se que a FOTO 4 mostra a zona da doca do antigo CPD em sentido oposto ao da FOTO 3, aparecendo mais próxima a zona marcada a verde, depois a doca, a seguir o viaduto e por trás da Ponta Vermelha vê-se a baía um pouco para a esquerda da ilha da Inhaca.
FOTO 4 (reproduzida do FB Cidade de Maputo)
Mesma legenda da FOTO 2 |
Na FOTO 4 realço particularmente estando marcada a rosa a parte da marginal inicial que foi alterada para passar sob o viaduto. Mas um pouco mais para a frente deste e a curvar à esquerda é de novo o traçado da marginal original seguindo para a praia da Polana.
Lembro que falei neste artigo das "obras do porto" nesta zona que foram efectuadas por volta de 1897/98, quer dizer bastante antes do que se encontra reflectido no mapa de 1925/26.
Lembro que falei neste artigo das "obras do porto" nesta zona que foram efectuadas por volta de 1897/98, quer dizer bastante antes do que se encontra reflectido no mapa de 1925/26.
Quanto à FOTO 1 em si e como já disse várias vezes (uma delas aqui) dois comentários:
1. deve haver muitas fotos amadoras deste género, com qualidade e pertinência semelhantes, perdidas em baús de "retornados" à espera de serem divulgadas e de contribuirem para o conhecimento do passado de Lourenço Marques. Esperemos que apareçam em tempo útil;
2. fotos deste tipo mostram que a Maputo actual e a Lourenço Marques de 1961 não são a "mesma" cidade que por acaso só mudou de nome por razões políticas. Eu até acho que depois do seu crescimento "em altura" dos anos 60 e embora fosse ainda Lourenço Marques que a cidade nos anos 70 já tinha perdido muito do seu antigo encanto.
Comentário final é sempre ter relacionado a canção Kodachrome de Paul Simon de 1973 (no youtube com música, imagens e letra) a películas fotográficas como a que esteve na origem da FOTO 1, embora técnicamente neste caso não saiba se correctamente ou não. Explico os motivos com o refrão:
Kodachro-o-o-me
They give us those ni---ce bright colors
They give us the gree---ns of summers
Makes you think a---ll the world's a sunny day---
I got a Ni---kon camera
I love to take a pho---tograph
So mama don't ta---ke my Kodachrome away---.
I love to take a pho---tograph
So mama don't ta---ke my Kodachrome away---.
Vários artigos relacionados com o CPD aqui.
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